
O prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 chega ao fim às 23h59 desta sexta-feira, 25 de abril. A solicitação deve ser feita diretamente na página do participante, por meio do portal Gov.br, utilizando o login do usuário. A isenção é concedida a estudantes que atendem a critérios específicos, como estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escolas públicas, ter feito todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral em instituição privada, ser membro de famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadÚnico) ou participar do programa Pé-de-Meia. O valor da taxa de inscrição ainda não foi informado, mas, na edição anterior, foi de R$ 85.
De acordo com o MEC e o Inep, o número de isentos na edição de 2024 foi significativo, com mais de 63% dos 4,3 milhões de inscritos não precisando pagar a taxa. O órgão também alerta que a aprovação do pedido de isenção não garante a inscrição no exame. Os candidatos que tiverem seu pedido aprovado precisam ainda realizar a inscrição no Enem, que será aberta em um período futuro, e o resultado final da isenção não garante automaticamente a participação no exame.
O Inep também disponibilizou um período para quem ficou isento em 2024, mas não compareceu às provas. Quem não participou deve justificar a ausência, com documentos que comprovem a razão pela qual não fez as provas nos dias 3 ou 10 de novembro de 2024. Situações como acidentes, mortes na família, hospitalizações ou qualquer emergência devidamente comprovada podem ser usadas como justificativa. O prazo para a justificativa vai até o final do dia 25 de abril.
O resultado das solicitações de isenção será divulgado em 12 de maio. Para os candidatos que tiverem o pedido negado, haverá um período de recursos, que se estende de 12 a 16 de maio. O resultado final dos recursos será divulgado no dia 22 de maio. A solicitação de isenção também será analisada com base na situação de vulnerabilidade do candidato, que pode comprovar a renda familiar ou se enquadrar nas condições especificadas pelos critérios do MEC.
No caso de os recursos serem negados, os candidatos que não se enquadrarem na isenção da taxa devem pagar o valor da inscrição para realizar a prova. A taxa de inscrição do Enem é uma das etapas obrigatórias para todos que desejam concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: Agência Brasil