Educação

CAMPEÃ DA MATEMÁTICA

Cidade do interior do Piauí conquista quase 300 medalhas na Olimpíada de Matemática

Desde 2005, estudantes de Cocal dos Alves somaram 299 medalhas, sendo 55 de ouro, 101 de prata e 143 de bronze

Da Redação

Segunda - 21/10/2024 às 13:40



Foto: Divulgação/CCOM-PI Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão
Alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão

Cocal dos Alves, uma pequena cidade do interior do Piauí com pouco mais de 6 mil habitantes, ganhou destaque nacional ao conquistar quase 300 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Desde 2005, estudantes do município somaram 299 medalhas, sendo 55 de ouro, 101 de prata e 143 de bronze, resultado que colocou a cidade no mapa da educação matemática no Brasil.

Grande parte dessas conquistas vem dos alunos do Centro Estadual de Tempo Integral Augustinho Brandão, que investe em aulas preparatórias e revisões para a OBMEP. O esforço dos professores e o engajamento dos estudantes têm sido fundamentais para o sucesso nas competições. Segundo o professor Antônio Amaral, que lidera o projeto desde o início, "o segredo está na dedicação dos alunos e na crença de que podem alcançar grandes resultados".

Raimundo Alves, professor de matemática no município, é amado pelos alunos e respeitado por toda a comunidade, e afirma dar apenas continuidade a um trabalho iniciado há cerca de 20 anos. "Eu tive ótimos exemplos para estar hoje como professor. Nunca tive dúvidas quanto à minha profissão e a exerço com muito orgulho", inicia.

Chamado carinhosamente de "Raimundinho", por alunos e colegas, ele leciona matemática há 14 anos no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, escola onde também estudou e se apaixonou pela área. "O sucesso da escola é fruto de um trabalho árduo, que foi construído ao longo dos anos. Os alunos acabam por reconhecer que damos o melhor de nós", afirma Raimundinho.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: