
Teresina mais que dobrou o número de empresas ativas na última década, passando de 46 mil em 2015 para mais de 94 mil em 2025, segundo dados da Receita Federal. O avanço é impulsionado pelo aumento do consumo, ambiente favorável para negócios e uma nova geração de empreendedores que unem tradição e inovação para gerar renda e fortalecer a identidade cultural da capital piauiense.
Artesanato sustentável com destino internacional
Histórias como a da artesã Dalvisangela Carvalho mostram como o cenário é promissor. Natural de Chapadinha (MA), ela mudou-se para Teresina e criou um negócio de artesanato sustentável.
Suas peças de eco-craft, produzidas a partir de garrafas de cajuína reaproveitadas, já chegam a outros estados e até ao exterior. “A sustentabilidade é um pilar na nossa empresa e, dessa forma, a gente vai promovendo um pouco mais de economia circular aqui para o Piauí”, disse.
Os produtos fazem a economia circular no Piauí (Foto: Paulo Barros)
Tradição no Centro da cidade
No Centro, tradição e reinvenção se encontram na Casa do Queijo, inaugurada nos anos 1970 por seu Milton. Atualmente, o filho José Luiz mantém o negócio vivo e ampliou o portfólio. Além do queijo e carne de sol, a loja oferece cachaças, licores, linguiças caseiras e castanhas, produtos que carregam sabores e memórias afetivas.
“Hoje temos uma variedade razoável de cachaças e licores, além de linguiça caseira, castanhas, um produto que tem muita procura”, ressaltou.
Bebidas caseiras feitas em Teresina (Foto: Paulo Barros)
Sabores que despertam saudade
Para a teresinense Solene Costa, que mora em Fortaleza há 15 anos, o retorno à cidade é também um reencontro com os sabores locais. “Eu acho os produtos do Piauí melhores, como a cajuína, a rapadura e o doce de buriti, que lá não tem”, comentou.
Cultura transformada em design
A valorização dos símbolos piauienses também inspira novos empreendimentos criativos.
A dupla Ítalo e Marcelo transformou elementos como a jandaia do sol, o ipê e a cajuína em estampas e produtos de design, conquistando clientes locais e turistas.
“Queremos exaltar a cultura piauiense e levar um pedacinho de Teresina para o mundo. É também um abraço para quem está longe e sente saudade”, afirma Ítalo.
Ambiente favorável para empreender
Segundo a analista do Sebrae, Izabela Muller, o aumento no número de empresas em Teresina é resultado de múltiplos fatores.
Entre eles, está o interesse crescente em formalizar negócios e a facilidade para empreender na cidade. “Com a pandemia e a crise, muitas pessoas apostaram mais no próprio potencial empreendedor, buscando transformar ideias em renda e autonomia”, disse.
Aos 173 anos, Teresina mostra que é possível preservar tradições, inovar e fortalecer a economia local, tudo isso sem perder a essência que constrói sua identidade cultural.
Fonte: Governo do Piauí