A área plantada de soja no Piauí para a safra 2024-2025 deve ocupar um 1,15 milhão de hectares, segundo previsão do Safras & Mercado. Se confirmada a projeção, o aumento na área plantada será de 5,5% em relação à safra 2023-2024, quando a área plantada de soja chegou a 1,090 milhão de hectares.
Por outro lado, a projeção da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja Piauí) é de que o crescimento fique entre 2% e 4%, segundo informa o diretor-executivo da Associação, Rafael Maschio. A expectativa dos produtores é de que as chuvas não atrasem tanto quanto no ano passado e o plantio inicie nas próximas semanas. A safra 23/24 só começou a ser plantada no final de novembro.
Nos dados da Aprosoja Piauí, baseados nos números da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a área de soja do Piauí na safra 23/24 ficou em 1,08 milhão de hectares.
"Se as condições climáticas ajudarem, será possível colher ao redor de 3.600 quilos por hectare de soja", explica o diretor sobre as estimativas da Associação. Rafael destaca que havia uma expectativa de chuvas previstas para o Piauí na primeira semana de outubro, que já desapareceram. A expectativa é de que as chuvas iniciem na segunda metade de outubro, mas ainda de forma irregular.
A produção de soja no Piauí, estimada pelo mercado, deve ficar em 4,257 milhões de toneladas, crescendo, 9% em relação à safra passada. Já o r rendimento médio é estimado em 3.720 quilos por hectare.