O governo do Estado entregou nesta sexta-feira (20), 30 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares de Teresina, União, José de Freitas e Coivaras. Os alimentos beneficiaram cerca de 40 instituições, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade e gerando renda para as famílias do campo.
Este ano, o governo investiu quase R$ 13 milhões na compra de alimentos por meio de programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), feito em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, e o Programa de Alimentação Saudável (PAS), do Governo Estadual.
O governador Rafael Fonteles destacou que esses programas beneficiam tanto os produtores, que têm garantia de venda, quanto as pessoas que recebem os alimentos. “É uma política que ajuda quem produz e quem precisa. Queremos que todas as famílias tenham um Natal digno, com comida na mesa”, afirmou.
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) informou que em 2024 foram compradas mais de 2 mil toneladas de alimentos, distribuídas para quase 11 mil instituições, com cerca de 3 mil agricultores envolvidos no fornecimento. Cada agricultor recebeu, em média, R$ 10 mil ao longo do ano.
A entrega foi realizada no Centro da Juventude Santa Cabrini, na Vila Irmã Dulce, zona sul de Teresina. A diretora do local, irmã Denise Morra, explicou que os alimentos ajudam na qualidade das refeições oferecidas a cerca de 400 pessoas por semana.
Leslley Raquel, produtora de Coivaras, também ressaltou os benefícios. “Esses programas garantem mercado, preço justo e ajudam a melhorar a nossa vida e a de quem recebe os alimentos.”
A secretária Rejane Tavares destacou que a iniciativa não só combate a fome, mas também fortalece a agricultura familiar e transforma vidas.
Fonte: CCOM PI