Economia

DESCONTOS INDEVIDOS

​Correios iniciam atendimento presencial a vítimas de fraudes em descontos no INSS

Mais de 5 mil agências oferecem apoio a aposentados e pensionistas prejudicados; devoluções já começaram

Da Redação com informações do Brasil 247

Sexta - 30/05/2025 às 08:29



Foto: Joédson Alves/Agência Brasil Trabalhadores dos Correios
Trabalhadores dos Correios

Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam, a partir desta sexta-feira (30), a contar com uma rede de 5.033 agências dos Correios em todo o país para contestar cobranças, esclarecer dúvidas e acompanhar o processo de devolução dos valores. A medida é resultado de uma parceria firmada entre o Ministério da Previdência Social e os Correios para ampliar o atendimento às vítimas de fraudes associativas registradas na folha de pagamento de abril.

A iniciativa busca facilitar o acesso à contestação, especialmente entre os segurados com pouca familiaridade com tecnologia ou dificuldades para usar os canais digitais. As agências estão presentes em mais de 66% dos municípios brasileiros e funcionarão como um canal alternativo ao Meu INSS.

“Como a folha de abril já havia sido processada, os valores foram retidos e não chegaram às entidades”, informou o Ministério da Previdência.

Desde segunda-feira (26), o governo deu início à devolução dos R$ 292 milhões descontados de forma irregular. Os valores estão sendo ressarcidos diretamente nas contas dos segurados junto com os pagamentos mensais dos benefícios, conforme o calendário habitual.

O atendimento presencial nos Correios será gratuito e exclusivo, os postos do INSS não participarão da ação. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o titular não possa comparecer, será permitida a presença de um representante legal com procuração autenticada, restrita à consulta de dados.

Nas agências, será possível:

  • Verificar se houve descontos não autorizados;
  • Solicitar contestação das cobranças;
  • Confirmar autorizações anteriores;
  • Acompanhar o andamento de contestações;
  • Avaliar documentos apresentados por associações;
  • Obter orientações impressas sobre o uso dos canais digitais.

A plataforma usada pelos Correios é independente da base de dados do INSS, o que, segundo o governo, “garante maior segurança no tratamento das informações”. Além das unidades fixas, haverá ações itinerantes para alcançar regiões mais remotas.

Embora o atendimento esteja disponível a partir de hoje, a Previdência reforça que não há necessidade de pressa. Os valores estão sendo devolvidos automaticamente, e os descontos já foram suspensos. A ação presencial busca apenas reforçar o suporte à população afetada.

Confira abaixo o cronograma de pagamento para quem recebe até um salário mínimo:

1
26 de maio
2
27 de maio
3
28 de maio
4
29 de maio
5
30 de maio
6
2 de junho
7
3 de junho
8
4 de junho
9
5 de junho
0
6 de junho

Para quem recebe acima do piso nacional, o calendário é:

1 e 6
2 de junho
2 e 7
3 de junho
3 e 8
4 de junho
4 e 9
5 de junho
5 e 0
6 de junho

Alerta de segurança

A Previdência Social alerta para possíveis golpes: nenhum servidor do INSS ou dos Correios está autorizado a fazer visitas domiciliares. Os únicos canais seguros para consulta são:

  • Aplicativo Meu INSS
  • Site
  • Central 135
  • Agências dos Correios participantes

O atendimento busca garantir acesso à justiça social e à reparação dos danos sofridos por milhões de brasileiros.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<