Arte e Cultura

COMPOSITORES PIAUIENSES

Livro sobre irmãos piauienses Clodo, Climério e Clésio tem lançamento na Balada Literária

Publicação traz letras de canções, depoimentos, resgate da infância, da atuação como professores e da carreira como letristas e melodistas da MPB

Terça - 18/11/2025 às 13:32



Foto: Livro resgata a história dos irmãos piauienses Clodo, Climério e Clésio
Livro resgata a história dos irmãos piauienses Clodo, Climério e Clésio

Os piauienses poderão se reencontrar com a história de três artistas que projetaram o nome do estado para o restante do país com o lançamento do livro Clodo, Climério e Clésio – A profissão do sonho, no dia 24, às 18h, na Balada Literária 2025, no Memorial Esperança Garcia. A obra resgata a história dos compositores de clássicos da música popular brasileira como “Revelação”, “Cebola Cortada”, “Ave Coração”, “Enquanto Engoma a Calça” e “Riso Cristalino”.

Clodo (1951-2024) e Clésio (1954-2010) são naturais de Teresina. Já Climério nasceu em Angical e hoje, aos 82 anos, vive na capital federal. Os três irmãos se destacaram como compositores de sucessos que ganharam o Brasil nas vozes de nomes como Nara Leão, Fagner, Milton Nascimento, Elba Ramalho, Ednardo e MPB4. Embora tenham fixado residência em Brasília, as raízes e referências nordestinas sempre estiveram presentes na obra musical que os consagrou. Climério Ferreira é, aliás, membro da Academia Piauiense de Letras (APL), na qual ocupa a Cadeira nº 15. 


Antes de Legião Urbana, Capital Inicial ou Plebe Rude, versos e vozes da capital já ganhavam o país com os irmãos Clodo, Climério e Clésio Ferreira. Vindos do Piauí na década de 1970, os três artistas construíram em Brasília uma obra musical densa e de forte identidade poética, que resultou em alguns dos maiores sucessos da música popular brasileira. O livro tem texto de Severino Francisco, jornalista e cronista do Distrito Federal, e pesquisa e organização de Dea Barbosa. A publicação traz imagens de arquivo, letras de canções, depoimentos e um resgate sensível da infância dos irmãos em Teresina, da atuação como professores e da consolidação como letristas e melodistas da MPB. O autor e a pesquisadora autografarão os livros na Balada Literária 2025.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: