Arte e Cultura

CULTURA PIAUIENSE

Balada Literária celebra cultura como ato de resistência com homenagem a Emerson Boy

Programação terá bate-papos, lançamentos de livro, performances, shows e debates de questões sociais e a influência da tecnologia na literatura

Terça - 18/11/2025 às 13:20



Foto: Balada Literária do Piauí tem vasta programação
Balada Literária do Piauí tem vasta programação

A nona edição da Balada Literária do Piauí promove um mergulho na produção cultural local e nacional, reforçando o tema "Cultura é resistência e cidadania". O evento acontece nos dias 24 e 25 de novembro, no Memorial Esperanha Garcia, e terá como homenageado o artista multimídia Emerson Boy, piauiense radicado em São Paulo. A programação é vasta, incluindo bate-papos, mesas-redondas, lançamentos de livro, performances e shows, colocando em pauta desde questões sociais urgentes até a influência da tecnologia na literatura.

A solenidade de abertura na segunda-feira, dia 24, às 8h, contará com falas do curador Wellington Soares e do próprio homenageado. A manhã segue com um bate-papo dedicado a discutir a importância da obra de Emerson Boy dentro e fora do estado, com participação de Feliciano Bezerra, Machado Júnior e Mirton de Paula, mediados por Emília Soares. Um dos momentos de maior peso social do evento acontece em seguida, com o debate "Feminicídio no Piauí – Atas quando vamos conviver com essa barbárie?", que terá a presença da secretária estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, das delegadas Eugênia Villa e Bruna Verena, sob mediação da historiadora Erika Ruth.

A tarde do primeiro dia reserva uma mesa-redonda em celebração ao centenário de Clóvis Moura, importante intelectual negro, com os professores Pedro Pio e Caio Miranda e a militante Nayara Costa. A relação entre literatura e tecnologia será explorada no bate-papo "PoesIA e algoritmo: a literatura nos tempos do código", com André Gonçalves, José Elielton e Laís Romero. O dia termina em alto astral com o lançamento da biografia "Clodo, Climério e Clésio: A profissão do sonho", uma performance poética do ator Adalmir Miranda e um show com a consagrada cantora de samba Fabiana Cozza.

Na terça-feira, dia 25, a programação começa com a exibição do filme "Torquato Neto – Todas as horas do fim", seguida por uma conversa com a própria Fabiana Cozza sobre a "Força da mulher no samba brasileiro". A tarde é marcada por várias discussões importantes, começando com um bate-papo sobre o pensador quilombola Nêgo Bispo, com a participação de sua filha, Joana Maria. Em seguida, a mesa-redonda "Mulheres na literatura brasileira contemporânea" reúne as escritoras Denise Veras, Luiza Cantanhêde e Sérgia Alves.

Um momento especial discutirá a contribuição das revistas Pulsar e Revestrés para o jornalismo cultural, com a presença de nomes como Samária Andrade, André Gonçalves e Rogério Newton. O sarau poético "Muitos silêncios", com Adriano Lobão Aragão e Laís Romero, precede o grande encerramento: o show do homenageado da edição, Emerson Boy, que sobe ao palco às 20h para fechar o festival com chave de ouro, celebrando a cultura piauiense e sua trajetória de vida e arte.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: