O professor Nazareno Fonteles, lançou nesta segunda-feira (17), o livro “Matemática Intermediária: A via das aproximações multifárias”, no Auditório Afonso Sena (CCN), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi prestigiado pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, filho do autor.
A obra, segundo o autor, tem o objetivo de desafiar a visão rígida e dogmática da disciplina. "Criamos modelos que são aproximações da realidade, e, por isso, sua aplicação é flexível. Eu posso sempre construir novos modelos e questionar os existentes, em vez de achar que há apenas um caminho”, reforçou o autor.
O livro está disponível gratuitamente em PDF, podendo ser utilizado livremente por professores e estudantes.
Rafael Fonteles, homenageado na dedicatória do livro, afirmou que a obra é uma contribuição valiosa que apoia o aprendizado de matemática entre os jovens, ampliando caminhos de conhecimento e fortalecendo a educação. "É uma alegria e uma honra o acompanhar de perto no lançamento dessa obra que une dedicação, ensino e amor pela transformação através da educação". Fonteles, que cursou Matemática na UFPI, expressou sua satisfação em prestigiar o pai. "Ele é professor por vocação, assim como eu, e é uma alegria vê-lo produzindo tanto”, disse o governador.
Lançamento do livro de Nazareno Fonteles (Foto: Gabriel Paulino)
O diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, Humberto Soares, destacou a trajetória multifacetada de Nazareno Fonteles, que também foi deputado estadual, deputado federal e vereador. Soares ressaltou o papel fundamental do professor na criação do projeto que se tornou a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um projeto de "dimensão nacional que revela talentos e transforma vidas”.
A cerimônia foi encerrada com homenagens, onde o professor Nazareno Fonteles recebeu uma placa em reconhecimento ao seu legado no ensino da matemática. O governador Rafael Fonteles também foi homenageado por sua trajetória acadêmica exemplar.