
A décima edição da Feira Preta, promovido pelo Instituto da Mulher Negra do Piauí (Ayabás), acontece nesta sexta-feira (25), e reúne cultura, arte, música, moda e culinária em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra.
Com início às 17h, o evento conta com a apresentação do grupo Samba no Coreto e da DJ Jacy Caldas que se apresentam ao longo da noite.
Uma das organizadora da feira, Halda Regina, diz que a proposta nasceu a partir de uma necessidade de garantir espaço seguro para a valorização e atuação de empreendedoras negras, priorizando o conhecimento ancestral como base para o bem viver.
‘’A gente aprende muita coisa através da feira, das pessoas que estão vendendo os produtos, então é muito importante trazermos no dia 25 de julho esse evento para que a gente possa comemorar essa data em coletivo’’, disse.
A Feira Preta faz parte do Julho das Pretas, uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil. O evento integra o calendário de atividades com a maior celebração do empreendedorismo, cultura e resistência negra do estado e que fortalece a mobilização política e reconhecimento das trajetórias de resistência e liderança dessas mulheres.