Arte e Cultura

DIA NACIONAL DA CULTURA

Confira com programações culturais para o mês de novembro em Teresina

Festival da Cruviana, Festejo Cordel Cantador e Balada Literária estão entre os eventos mais esperados do mês

Da Redação

Quarta - 05/11/2025 às 14:51



Foto: Reprodução/Redes Sociais instagram.com/festivaldacruviana
instagram.com/festivaldacruviana

O Dia Nacional da Cultura foi instituído pela Lei nº 5.579 de 1970 e é celebrado anualmente em 5 de novembro, visando valorizar a diversidade, estimular o desenvolvimento cultural e científico do país. A escolha pela data presta homenagem ao aniversário de Rui Barbosa (1849-1923), um dos mais influentes intelectuais do Brasil, além de jurista, jornalista, político e escritor fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL).

A Lei institui a data como "Dia da Cultura e da Ciência", ressaltando a intenção original de unir a valorização das manifestações artísticas e populares ao fomento do conhecimento e da ciência no país. A data é um lembrete anual da importância de proteger a riqueza cultural, alma da nação brasileira, que carrega contribuições predominantes de povos indígenas, africanos, italianos e portugueses. Essa diversidade se manifesta no folclore, na literatura, na culinária, no artesanato e nas variadas expressões musicais, que mudam significativamente de norte a sul do país.

Instituições, empresários e cidadãos aproveitam o dia para instigar políticas que garantam acesso e inclusão social. Confira a seguir 5 eventos culturais que acontecem durante o mês de Novembro em 2025:

Expo Favela 2025 - 4 e 5 de Novembro

A Expo Favela Piauí é um evento anual com calendário nacional. Reúne empreendedores de diversas comunidades e favelas brasileiras, conectando-os a investidores e ao mercado. Com apoio da Central Única das Favelas (CUFA), a terceira edição está acontecendo desde ontem (4) no Gran Bistrô, e vai até hoje (5) às 20h.

Em entrevista ao programa Bom Dia Alepi, o presidente da CUFA/PI, Valcian Calixto, destacou 40 empreendedores, de diferentes regiões do estado, que foram selecionados entre mais de 200 inscritos. “Durante os dois dias de evento, eles terão a oportunidade de apresentar seus negócios, trocar experiências e concorrer a uma vaga na Expo Favela Brasil, que será realizada em São Paulo no final de novembro. Ao todo, cinco empreendedores piauienses serão escolhidos para representar o estado na etapa nacional, com todas as despesas custeadas pela organização”, disse.

Outras informações você encontra na página: instagram.com/expofavelapiaui

Festejo Cordel Cantador - 10 de Novembro

A data 10 de Novembro será marcada como “um dia de rima, poesia, aprendizado e celebração da cultura piauiense”, segundo o grupo Geléia Total. A ação é articulada pelo produtor e gestor cultural Noé Filho. O encontro reunirá cordelistas, repentistas e outros fazedores de cultura, a partir das 8h, na Casa do Cantador.

Confira a seguir a programação:

8h - 9h: Apresentação dos repentistas Agamenon, Toinha Brito, Joaquim da Mata e Antônio Raimundo;

9h - 11h: Oficina “Cordel: Rima, Métrica, Emoção” ministrada por Edimar Barbosa e Luzinete;

09h - 11h: Oficina “Escrevendo com Outros Passos” ministrada por Marina Campelo e Luíza Catanhêde;

11h - 11h30: Apresentação “Cordel, Repente e Reisado” com Poeta Beiju;

14h - 15h30: Oficina Criativa de Elaboração de Projetos Culturais ministrada por Poliana Sepúlveda;

15h - 17h: Roda de Conversa com cordelistas e repentistas da Cordelaria Chapada do Corisco e da Casa do Cantador;

17h - 18h: Sarau dos Cantadores com Jotão, Marta Betânia, Francisco Almeida, Luzinete Fontenele e todas as pessoas que quiserem se juntar nessa grande cantoria.

Durante todo o evento, haverá Feira de Cordel com exposições e vendas de cordéis. A programação é gratuita.

Festival da Cruviana - 21 e 22 de Novembro

O Festival da Cruviana chega na terceira edição em 21 e 22 de Novembro, a partir das 19h, na zona rural leste de Teresina. O povoado Cacimba Velha, na Rota Turística do Vale do Gavião, torna-se palco do evento que homenageia a lenda indígena da cruviana. Contam os antigos que a entidade manifesta-se na natureza em determinado período do ano, quando é possível sentir um vento frio noturno, abaixo das temperaturas frequentes na região.

O III Festival da Cruviana reúne artistas da zona urbana e da zona rural com atrações musicais diversas como o reggae, o forró, a música popular brasileira (MPB) e outros ritmos latinos. A novidade em 2025 é que serão dois dias de atrações, abertos ao público e com indicação livre. A produção é do Piauí Hoje.

Os organizadores informaram, em primeira mão, que o primeiro dia (21) será na praça da Cacimba Velha, conhecida por sediar as feiras de agricultura familiar, os festejos da igreja e da escola da comunidade, entre outros. O segundo dia (22) segue no Sítio Alegria Turismo, onde ocorreram as edições anteriores, um mini paraíso em meio à natureza. Dentre as atrações musicais já confirmadas estão Gonzaga Lu e Alma Roots.

Para mais informações e acesso à programação completa, sigam a página do festival: instagram.com/festivaldacruviana.

Balada Literária - 24 e 25 de Novembro

A Balada Literária é uma festa de Literatura que começou em 2006, idealizada pelo escritor Marcelino Freire (PE). O evento também tem calendário nacional e ocorre em algumas capitais, como São Paulo, Salvador, Recife e Teresina. Este ano, acontecerá nos dias 24 e 25 de Novembro, durante o dia inteiro, no Memorial Esperança Garcia.

O objetivo da festiva é promover a diversidade literária, colocar em contato novos e antigos escritores, incentivar livrarias e sebos nacionais, reunir poetas, músicos, repentistas e outros artistas numa celebração democrática, dançante e de acesso gratuito. A Balada Literária homenageia, anualmente, personalidades da cultura brasileira, como Maria Vilani e Miró da Muribeca (2023), os piauienses Hélio Ferreira, Teófilo Lima (2024) e Emerson Boy (2025), a escritora Geni Guimarães (2021), o cartunista Laerte (2013), entre outros.

Em Teresina, a Balada Literária ocorre desde 2017, com uma breve pausa durante o período mais crítico da pandemia. A programação conta com debates, lançamentos de livros, shows e saraus. A coordenação do evento é conduzida pelo “professor, escritor, agitador cultural e incentivador da leitura” (como consta em suas redes), Wellington Soares.

As informações sobre esta e outras edições estão no perfil do instagram: @baladaliterariapi.

Circuito Nacional de Reggae - 29 de Novembro

O evento é conhecido como “o maior festival alternativo do Piauí” e reunirá mais de 10 artistas da cena reggae brasileira na Central de Artesanato de Teresina, em 29 de Novembro, a partir das 19h. A organização é de Nildo Viana, e o evento é derivado do Circuito Piauiense de Reggae, movimento que está no ar há uma década com o intuito de fortalecer as vozes do reggae piauiense. Como uma célula, que atualmente serve de inspiração para vários outros festivais e sub festivais nacionais, o Circuito Nacional de Reggae ganha corpo e traz grandes nomes, inclusive da cena internacional. O grupo também promove palestras e outros eventos dentro do Estado. Para essa edição, já foram confirmadas as seguintes atrações: 

  • Alborosie, multi-instrumentista italiano, “gigante do reggae contemporâneo que carrega a essência jamaicana para os quatro cantos do mundo”, pela primeira vez em Teresina;

  • Ed Ras, ex-vocalista da banda Regaplanta, artista que inspirou gerações em sua trajetória no reggae piauiense;

  • DJ Magno, que fará uma emocionante homenagem ao seu pai, o mestre Costinha - maior colecionador de vinis do estado;

  • Badu Dexavar, “uma árvore de raízes profundas” do reggae periférico da capital;

  • DJ Valmir Killer, fundador do grupo Rasta Brasil, coletivo que há 9 anos edifica o reggae de vinil no Piauí;

  • King Moses (ex-baterista e vocalista da banda Regaplanta) e Dinan Ogan (ex-vocalista da banda Espírito Livre);

Segundo o idealizador, muitos desses artistas têm histórias pessoais que se confundem com a própria evolução do Reggae Music no Piauí, “a parte cultural mais forte do estado hoje”, segundo Nildo; isso porque “todo bairro e toda cidade hoje tem uma espaço, uma associação cultural de reggae”. Será uma noite inesquecível.

Os ingressos custam em média R$ 60. O evento contará com feira de artesanato e praça de alimentação. Todas as informações estão disponíveis no Instagram: @circuitonacionaldereggae.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: