Salários dos servidores da Prefeitura de Teresina 'somem' de suas contas bancárias
O pagamento dos salários dos servidores foram estornados de suas contas logo após o pagamento
Da Redação
Sábado - 28/12/2024 às 09:52
Foto: Rômulo Piauilino/Semcom
Prefeitura de Teresina
Os servidores municipais da Prefeitura de Teresina foram surpreendidos na manhã deste sábado (28) ao constatarem que os salários do mês de dezembro foram estornados de suas contas bancárias. O pagamento dos salários estava previsto para ocorrer no dia 24 de dezembro, mas foi adiado após o Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) bloquear as contas da prefeitura devido a suspeita de irregularidades.
Já na quinta-feira (26), o presidente do TCE, conselheiro Kennedy Barros, autorizou a liberação dos valores referentes à folha de pagamento de dezembro. Kennedy Barros informou que a medida do bloqueio foi tomada para proteger os recursos destinados às despesas com pessoal dentro do atual exercício, sem deixar que a folha salarial ficasse para a próxima gestão.
O secretário de planejamento da Prefeitura de Teresina, João Henrique Sousa, informou que a Prefeitura depositou o valor no Banco do Brasil e depois o banco estornou. O secretário alegou não saber o que aconteceu e que busca esclarecimentos junto ao Banco do Brasil.
Em nota, a Prefeitura de Teresina disse que efetuou o pagamento de toda a folha salarial do mês na tarde de sexta-feira (27) e que foi surpreendida com o estorno dos valores nas contas dos funcionários "a partir de um erro de informações no sistema do Banco do Brasil".
Veja a nota da Prefeitura:
A Prefeitura de Teresina esclarece por meio da Secretaria Municipal de Finanças - SEMF que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente ao mês de dezembro ainda na tarde desta sexta-feira, 27, com valores creditados nas contas bancárias dos servidores na manhã de hoje, 28, conforme entendimento alinhado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No entanto, o município foi surpreendido com o estorno dos valores nas contas dos funcionários a partir de um erro de informações no sistema do Banco do Brasil, devido ao bloqueio eletrônico determinado pelo TCE na conta do município.
A Prefeitura trabalha neste momento para resolver a situação a fim de não prejudicar os servidores que foram afetados com o erro no sistema.
O vereador Ismael Silva (Progressistas) publicou nas redes sociais que acionou o TCE-PI para tomar as providências cabíveis sobre o estorno do salário dos servidores.
“Fica rico, fica pobre”…uma piada de muito mau gosto, aplicada aos servidores públicos do Município de Teresina. Já não bastasse o bloqueio das contas do Município, agora, após o desbloqueio, os servidores foram surpreendidos com o estorno dos seus respectivos salários. Já estamos adotando providências junto aos Órgãos de Controle! Comunicação de Irregularidade Nº 1979/2024 - TCE/PI, postou Ismael Silva.