Cidade

RISCO À SAÚDE

Lagoa do Parque da Cidadania está interditada por risco de contaminação por cianotoxinas

Cianotoxinas podem causar irritações cutâneas, coceiras, irritações respiratórias, além de representar risco fatal em casos extremos

Dhara Leandro

Sexta - 27/12/2024 às 16:25



Foto: Divulgação/PMT Parque da Cidadania
Parque da Cidadania

A lagoa do Parque da Cidadania está interditada, pois foi identificada a presença de florações de cianobactérias na água, que apresentam risco à saúde humana e animal. O parque fica localizado na Avenida Frei Serafim, em Teresina.

A situação foi confirmada em nota da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). As cianobactérias produzem substâncias tóxicas conhecidas como cianotoxinas, que representam perigo tanto por contato direto quanto por ingestão.

A Semam proibiu o uso da água da lagoa para qualquer finalidade, incluindo:

  • consumo humano ou animal;
  • recreação aquática (nado ou contato direto);
  • irrigação de plantas ou outros usos agrícolas;
  • uso para pesca ou consumo de peixes oriundos da lagoa.

Na nota, a Semam informou que está tomando as medidas necessárias para avaliar a gravidade do problema e implementar soluções de manejo ambiental para mitigar os impactos.

"Reforçamos o compromisso de informar a população sobre os avanços das ações e garantir a segurança de todos", destacou a Gerência de Meio Ambiente (GMA) da Semam.

Confira os riscos apresentados pelas cianotoxinas

Em contato com a pele, as cianotoxinas podem causar irritações cutâneas, coceiras e outros desconfortos dermatológicos.

Além disso, pode causar irritações respiratórias, através da inalação de aerossóis, em situações onde a água forma spray, como durante ventos fortes.

A ingestão acidental ou deliberada pode levar a sérios efeitos no fígado, rins e sistema nervoso, além de representar risco fatal em casos extremos.

Animais que ingerirem água contaminada ou consumirem organismos aquáticos da lagoa podem sofrer intoxicações graves e fatais.

Medidas de segurança

  • Evite aproximar-se da água, especialmente em áreas onde houver colorações anormais (verde-azulado) ou odor forte.
  • Não permita que crianças ou animais de estimação tenham contato com a lagoa.
  • Em caso de exposição à água ou sintomas como irritações, náuseas ou dificuldades respiratórias, procure imediatamente um serviço de saúde.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: