Estudantes e professores de Teresina estão sendo desafiados pela Prefeitura da capital para produzirem pesquisas científicas sobre o calor extremo e transformar a cidade em um laboratório de inovação climática. O ponto de partida para os participantes será o Plano de Ação Climática de Teresina, que contém o inventário de emissão de gases de efeito estufa e informações sobre riscos de desastres, saúde e ilhas de calor na cidade. A maratona de pesquisas conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia do Piauí, da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Federal do Piauí.
Segundo Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030, fala da importância dessa iniciativa. "Essa maratona é uma coalisão de forças para que possamos enfrentar, juntos, um problema crítico da cidade, que é o calor extremo, que tende a se agravar em virtude da crise do clima. O impacto do calor não é igual para todos nós. Ele atinge de maneira muito mais intensa aqueles que não possuem recursos de resfriamento. Precisamos olhar para esse problema, compreender e levantar dados com foco preciso em projetos de mitigação e adaptação".
Ele explica que os projetos devem seguir três eixos principais: saúde e vulnerabilidade social; infraestrutura urbana e conforto térmico; e governança, dados e adaptação climática. As pesquisas precisam oferecer soluções práticas para os desafios identificados, podendo incluir metodologias de coleta de dados, modelagens, indicadores ou tecnologias aplicáveis.
Serão selecionadas as cinco melhores propostas, que receberão apoio técnico e institucional dos organizadores. As equipes prepararão apresentações objetivas de seus projetos para avaliação durante a III Conferência do Clima de Teresina, em novembro de 2025, onde serão eleitos os três melhores projetos. As pesquisas escolhidas receberão incentivo financeiro para acelerar a produção de dados e evidências.
O edital completo e o formulário de inscrições estarão disponíveis no site www.semplan.pmt.pi.gov.br, contendo todas as informações sobre inscrição, critérios e cronograma. O resultado final será divulgado durante a programação do ClimaTHE 2025, entre os dias 26 e 28 de novembro do próximo ano.
Fonte: PMT