
O período prolongado de estiagem tem provocado dificuldade de acesso a recursos hídricos em diversos municípios piauienses. O último decreto de emergência abrange 126 municípios em situação de emergência provocado pela falta de chuvas. Destes, 54 foram priorizados na primeira etapa, necessitando de atendimento mais direto devido ao esvaziamento dos reservatórios de água e da perda de plantações.
De forma emergencial, a Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec) destinou a aplicação de R$ 6 milhões em recursos próprios para a contratação de carros-pipa, com a finalidade de levar água para consumo humano a comunidades em maior situação de vulnerabilidade, por um período de três meses. Também foi destinado mais de R$ 1,1 milhão em recursos federais.
De acordo com a Sedec, são ofertadas capacitação para a criação e regulamentação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMDECs) aos municípios. Essas estruturas permitem que as prefeituras acessem recursos e ações do Governo Federal para ajudar no processo de estiagem.
O número de COMDECs no estado cresceu de 18 para 62, essas coordenadorias, são responsáveis por atender a população em situações de vulnerabilidade e solicitar benefícios como cestas básicas e abastecimento emergencial.