Moradores do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, estão usando um método curioso para combater a violência nas principais avenidas do bairro: canetas laser. O mecanismo, que lembra um jogo de videogame, tem sido utilizado para espantar assaltantes que ficam à espreita, esperando uma oportunidade para roubar motoristas. Quando a noite cai, os vizinhos se posicionam nas janelas e, com as canetas, "marcam" os criminosos, criando um cenário inusitado de perseguição.
Em uma espécie de "balé" noturno, os assaltantes tentam fugir das luzes das canetas, e, em um dos casos registrados, um dos bandidos chegou a se jogar no chão para tentar se esconder. O Batalhão da Polícia Militar responsável pela segurança do Recreio está localizado no mesmo bairro onde os vídeos foram feitos. Porém, enquanto a polícia não chega, os moradores tentam, e em algumas situações conseguem, afugentar os assaltantes com a ajuda do equipamento.
O uso das canetas laser surge como uma resposta à crescente insegurança na região. De acordo com o Instituto de Segurança Pública, os números de assaltos aumentaram no bairro desde 2020, com 811 ocorrências registradas.
Policiamento intensificado
De acordo com a Polícia Militar, o Batalhão do Recreio intensificou o policiamento na região. O número de prisões na área do batalhão aumentou esse ano, com uma média de 118 por mês.
Fonte: Revista Fórum