Brasil

SINAL 5G

Anatel autoriza instalação do sinal 5G em todos os municípios

Operadoras tem até 2029 para ativar sinal em todo o país

Da Redação

Terça - 03/12/2024 às 08:32



Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil Operadoras de telefonia estão livres para instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país
Operadoras de telefonia estão livres para instalar a tecnologia 5G em todos os municípios do país

A partir dessa segunda-feira (2), as operadoras de telefonia estão autorizadas a instalar a tecnologia 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros. Essa expansão foi possível graças à retirada completa das interferências que impediam a ativação do sinal. No dia 26 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram a “limpeza” da faixa de 3,5 gigahertz (GHz), destinada ao 5G.

Antes da chegada do 5G, essa faixa de frequência era ocupada por serviços de radiodifusão e televisão aberta via satélite, operando principalmente na Banda C (3,7 GHz a 6,4 GHz), muito próxima da faixa reservada para o 5G. 

Para viabilizar a transição, a Anatel trabalhou em duas frentes: A migração da Banda C em que foram desocupadas 1.482 estações satelitais profissionais (FSS), utilizadas por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até pela Aeronáutica. Esse processo, inicialmente previsto para ser concluído em 2025, foi finalizado em março de 2023, dois anos antes do prazo; E a limpeza de frequência com a instalação de filtros em parabólicas para reduzir interferências nas comunicações móveis.

Execução e Cronograma

O processo foi realizado pela EAF, composta pelas operadoras de telefonia que adquiriram o direito de explorar o 5G no leilão. Embora o edital estabeleça a obrigatoriedade de ativação do 5G em todos os municípios brasileiros até 2029, a liberação da faixa foi concluída 14 meses antes do previsto, permitindo a instalação imediata da tecnologia em qualquer cidade. As famílias inscritas em programas sociais podem solicitar a instalação gratuita do kit conversor por meio dos seguintes canais: telefone 0800-729-2404 ou site da EAF.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: