
O modelo que passou pela minha garagem durante a última semana foi o Fiat Fastback 2025 com motorização híbrida. A rotina urbana na região metropolitana de São Paulo costuma impor uma série de desafios pelas ruas e avenidas, que certamente são compartilhadas com motoristas de outras regiões do Brasil. Para entender como o modelo responde a essas exigências, avaliei a versão Impetus T200 Hybrid AT em deslocamentos cotidianos e pequenos trajetos rodoviários.
O principal destaque do modelo está sob o capô: o motor T200, 1.0 turbo de até 130 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema híbrido leve com motor elétrico de 3 kW e 12V. O sistema é alimentado por duas baterias – uma chumbo-ácido de 68Ah e uma de íon de lítio de 11Ah – que trabalham em conjunto com a unidade elétrica multifuncional, posicionada no motor a combustão.A tecnologia foi aplicada com o objetivo de oferecer uma alternativa viável de transição para a mobilidade de baixo carbono, aproveitando o potencial da matriz energética brasileira. Isso se reflete em números: de acordo com a Fiat, houve redução de consumo de até 11,5% com gasolina e 9,8% com etanol no ciclo urbano do Fastback.
Durante a minha avaliação, utilizei exclusivamente etanol, com percursos majoritariamente urbanos. A condução mostrou-se adequada às variações de tráfego. O sistema híbrido se vale de quatro modos de operação para equilibrar consumo e desempenho: e-Start\&Stop, e-Assist, Alternador Inteligente e e-Regen.
No modo e-Start\&Stop, o motor a combustão é desligado em paradas totais, reduzindo o consumo. Já o modo e-Assist fornece torque adicional em acelerações e retomadas. O Alternador Inteligente regula a carga das baterias conforme o estado de carga e demanda elétrica do veículo. Por fim, o e-Regen atua nas desacelerações, convertendo energia cinética em elétrica e recarregando as baterias.Esses modos são visualizados de forma clara no painel digital da versão Impetus, com tela de 7 polegadas que ilustra o ciclo híbrido em tempo real. Em várias situações no trânsito urbano, o painel indicou atuação combinada dos modos e-Assist e e-Regen, sobretudo nas acelerações saindo de lombadas e nas frenagens em descidas longas.
A versão Impetus avaliada traz diferenciais que vão além do conjunto motriz. Os sensores de estacionamento dianteiro, o retrovisor interno fotocrômico e o sistema de rebatimento elétrico dos retrovisores com luz de cortesia agregam funcionalidades úteis no dia a dia urbano. Nas ruas estreitas e garagens apertadas que frequentei, esses recursos foram bastante utilizados.
O modelo também conta com bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital automático com saída traseira e rodas de liga leve de 18 polegadas. A central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio manteve a conectividade estável ao longo dos dias de uso. O carregador por indução com ventilação dedicada para o smartphone contribui para uma experiência contínua de integração digital.
Na parte de segurança e assistência à condução, o Fastback Impetus é equipado com ADAS, incluindo frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e farol alto comutável automaticamente. Essas tecnologias funcionaram de forma previsível e sem alarmes falsos nos trechos com sinalização de solo visível e tráfego moderado.O porte do Fastback permite encarar com facilidade obstáculos comuns das vias paulistanas. A altura livre do solo de 192 mm e os ângulos de ataque (20,4°) e transposição (21,2°) facilitaram a travessia de valetas e lombadas. O comprimento de 4,43 metros, aliado à posição de dirigir elevada, ajudou na visibilidade e controle do veículo em cruzamentos movimentados.
Outro ponto relevante é o porta-malas com capacidade de 600 litros, o maior da categoria. Mesmo com o sistema híbrido leve, o compartimento não sofreu perdas de volume, pois os componentes estão distribuídos no cofre do motor e sob o banco do motorista.
A isenção do rodízio municipal de veículos em São Paulo para híbridos e elétricos, vigente desde 2015, representa um diferencial importante para quem circula na capital paulista. O Fiat Fastback Hybrid 1.0T AT se beneficia dessa medida, permitindo que seu uso ocorra sem restrições nos horários de pico, o que ampliou significativamente minha mobilidade no dia a dia. Essa liberdade de circulação reforça a proposta do modelo como uma opção viável para quem busca eficiência e praticidade no trânsito urbano.
Além da isenção do rodízio, o Fastback demonstrou vantagens perceptíveis ao longo da avaliação. O consumo de combustível reduzido, mesmo utilizando apenas etanol, reforça a eficiência do sistema híbrido leve. A experiência geral de condução foi positiva a ponto de se tornar o modelo uma alternativa concreta de compra para mim. No entanto, o sistema de desligamento e religamento automático do motor a combustão (e-Start&Stop) poderia apresentar uma resposta mais ágil em retomadas rápidas, especialmente em cruzamentos com aclives, o que contribuiria para um desempenho ainda mais fluido no ambiente urbano.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Sølve Sundsbø assume a fotografia do Calendário Pirelli 2026
O fotógrafo norueguês Sølve Sundsbø foi selecionado para produzir as imagens do Calendário Pirelli 2026. A edição está sendo fotografada em Londres e terá a natureza como tema principal. O lançamento está previsto para novembro, em Praga.
Conhecido por sua abordagem inovadora na fotografia de moda e retratos, Sundsbø traz sua experiência e técnicas visuais para o projeto. “Estou entusiasmado por fazer parte do Calendário Pirelli, é um sonho que tenho há muito tempo e tenho a honra de seguir os passos dos incríveis fotógrafos que estiveram envolvidos no projeto anteriormente”, declarou o fotógrafo.
Mitas aposta em novos modelos de pneus para motociclistas
A Mitas marcou presença no Festival de Interlagos 2025, realizado no Autódromo de Interlagos, reunindo motociclistas e entusiastas do Brasil e de países da América do Sul. Durante o evento, a empresa apresentou suas mais recentes inovações em pneus voltados para diferentes segmentos de pilotagem.
“Estamos entusiasmados com os lançamentos que trouxemos para o Festival de Interlagos”, afirmou Alexandre Botti, Gerente Regional de Vendas para a América Latina. “Reencontrar essa comunidade vibrante de motociclistas e mostrar como a Mitas pode contribuir para a experiência de pilotagem é algo muito importante para nós.”
Iveco amplia participação no Brasil e América Latina no primeiro trimestre
A Iveco registrou um crescimento significativo no segmento de caminhões na América Latina durante o primeiro trimestre de 2025. Em comparação ao mesmo período de 2024, as vendas da montadora avançaram 61%, destacando-se no mercado regional, considerado estratégico para suas operações globais.
Segundo Marcio Querichelli (foto), presidente da Iveco para a América Latina, os avanços são consequência de decisões estratégicas adotadas nos últimos cinco anos. “Renovamos nosso portfólio, fortalecemos a rede de atendimento e atuamos com foco total no cliente. Esse crescimento é um sinal claro de que estamos no caminho certo para consolidar nossa presença na região e nos posicionar como uma das principais operações globais da Iveco”, afirma.
A estratégia da Jeep com a linha Renegade 2026 pode mudar o mercado
A Jeep apresentou a nova linha Renegade 2026, com redução nos preços e introdução de novos equipamentos em diversas versões. “O Jeep Renegade é um ícone da marca e um sucesso comercial no país”, afirma Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “Reposicionamos os preços e agregamos novos itens para manter o Renegade como uma opção competitiva no segmento.”
A versão de entrada do modelo, agora denominada Sport, mantém o motor T270 TurboFlex e o câmbio automático de seis marchas. Entre os itens de série, o modelo traz seis airbags, faróis full LED e sistema Jeep Traction Control+. Os consumidores podem optar pelo pacote adicional “Tech”, que inclui frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga e monitoramento de mudança de faixa. O preço inicial da versão Sport é de R$ 118.290, enquanto o pacote opcional custa R$ 8.700,00.
Manutenção no inverno evita falhas e aumenta a segurança
A chegada do inverno no Brasil, a partir de 20 de junho, traz desafios para a manutenção dos veículos, especialmente nas regiões serranas e de clima ameno. O especialista Célio Renato Ruiz, gerente de Assistência Técnica da Henkel, destaca medidas preventivas que ajudam a evitar falhas mecânicas e garantem a segurança dos motoristas.
Nos dias mais frios, veículos podem apresentar dificuldades na partida. A recomendação é manter o sistema de combustível limpo, abastecer em postos confiáveis e evitar rodar com o tanque na reserva, reduzindo o risco de acúmulo de impurezas. “Carros mais antigos, sem sistema de pré-aquecimento, são mais sensíveis a oscilações de temperatura, e resíduos no combustível podem comprometer a partida. Por isso, o uso de produtos específicos para a limpeza do sistema de alimentação auxilia no bom funcionamento”, explica Célio.
Nova tecnologia da Valeo expande autonomia de veículos
A Valeo foi selecionada por uma montadora premium para fornecer um novo sistema de radar que permitirá a condução automatizada de veículos particulares. O sistema possibilita que o motorista não precise manter as mãos no volante ou os olhos na estrada, ampliando os limites da autonomia veicular.
O projeto marca um avanço na condução automatizada ao possibilitar que veículos atinjam velocidades de até 130 km/h sem necessidade de um veículo à frente. A tecnologia emprega uma combinação de LiDAR de alta resolução, câmera de alta definição e um sistema de radar exclusivo. Segundo Marc Vrecko, CEO da divisão Valeo Brain, a iniciativa representa um marco na evolução dos veículos autônomos. “Com este novo projeto, a Valeo marca um momento histórico na evolução da condução autônoma e aproveita sua expertise única em validação de sistemas, desenvolvida e comprovada em tecnologias como o LiDAR para veículos de Nível 3”, afirmou.
BYD estreia linha Song Plus 2026 com melhorias em tecnologia e autonomia
O BYD Song Plus 2026 chega ao Brasil com um conjunto de atualizações focado em design, tecnologia e eficiência energética. O modelo híbrido plug-in, que reforça a presença da marca no mercado nacional, mantém sua proposta de custo-benefício e amplia funcionalidades essenciais para o consumidor.
“O BYD Song Plus 2026 não é uma simples atualização — é a prova de que nossa tecnologia não para no tempo. Mantivemos tudo o que fez dele um sucesso e adicionamos o que o consumidor brasileiro pediu”, afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto.
Triumph se destaca no maior evento de motocicletas da América Latina
A Triumph Motorcycles Brasil integrou a programação do Festival Interlagos 2025, evento considerado o maior do motociclismo na América Latina. A marca britânica promoveu experiências imersivas, apresentou lançamentos e consolidou sua posição de destaque no segmento.
“O Festival Interlagos se consolidou como uma vitrine essencial para o motociclismo nacional, e é um orgulho para a Triumph Brasil fazer parte dessa jornada. Em 2025, reforçamos nosso compromisso com o público brasileiro ao apresentar um portfólio robusto, com modelos icônicos e experiências exclusivas”, afirmou Renato Fabrini, CEO da Triumph Brasil.
Honda expõe trajetória no Festival Interlagos e confirma novidades para 2026
A Honda Motos marcou presença no Festival Interlagos com uma exposição que destacou sua trajetória no setor de motocicletas, enfatizando inovação, qualidade e compromisso com os clientes.
A fabricante apresentou seus principais lançamentos para o mercado nacional: CRF 300F, NX 500, CB 500 Hornet, CB 650R E-clutch, CRF 1100L Africa Twin, XL 750 Transalp e CB 750 Hornet. Além disso, a empresa confirmou a chegada da CB 1000 Hornet ao Brasil em 2026. Segundo Marcelo Takashi, Head de Planejamento da Honda Motos, “o Festival Interlagos é uma oportunidade única para anunciarmos os lançamentos, pois é um evento que proporciona conexão e experiência com clientes e fãs da marca”.
Kawasaki lança Versys 1100 2025 e reforça linha de turismo esportivo
A Kawasaki lançou oficialmente no Brasil a nova Versys 1100 2025, ampliando sua linha de motocicletas voltadas ao turismo esportivo on-road. O modelo chega às concessionárias autorizadas na primeira quinzena de junho de 2025 e estará disponível em duas versões: Versys 1100 e Versys 1100 SE Grand Tourer.
O motor quatro cilindros em linha passou por atualizações e agora conta com 1.099 cm³ de cilindrada. A potência máxima chega a 135 cavalos de potência a 9.000 rpm, enquanto o torque atinge 112 Kgf.m a 7.600 rpm. Segundo a fabricante, a nova configuração melhora acelerações e retomadas, garantindo desempenho otimizado em todas as faixas de rotação. O motor recebeu aperfeiçoamentos no cabeçote, na injeção e no sistema de arrefecimento, resultando em maior eficiência energética e menor emissão de poluentes.
Fonte: Sérgio Dias
