A Carretinha da Saúde, projeto itinerante da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), foi reconhecida com o primeiro lugar na 1ª Edição do Prêmio Saúde Auditiva 2024, promovido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A iniciativa, que leva atendimentos especializados em fonoaudiologia, odontologia e oftalmologia para crianças de 0 a 6 anos, se destacou entre 19 projetos concorrentes de todo o Brasil, especialmente por sua atuação nas regiões de difícil acesso no estado do Piauí.
O prêmio tem o objetivo de destacar inovações que contribuem para a saúde auditiva da população. O anúncio do vencedor foi feito na última quarta-feira (18), e a Sesapi foi agraciada pela excelência do seu programa, que já percorreu mais de 30 municípios e realizou mais de 20 mil atendimentos desde o seu lançamento em julho de 2023.
Entre os atendimentos realizados, destacam-se as 8.926 consultas na área de fonoaudiologia, que contribuíram para a identificação precoce de problemas auditivos e o encaminhamento para tratamentos especializados, melhorando a qualidade de vida e a inclusão social das crianças atendidas.
Antonio Luiz, secretário estadual de Saúde, comemorou a conquista, afirmando que o prêmio é um reflexo do trabalho da equipe e do compromisso da Sesapi em garantir atendimentos especializados e acessíveis a todos os piauienses. “Parabenizo os profissionais envolvidos neste projeto, que atuam com dedicação para garantir saúde de qualidade aos nossos cidadãos”, destacou.
A equipe de fonoaudiólogas, composta por Ísis Beatriz Costa, Ana Maria Baima e Ana Paula Lima, também foi mencionada pelo trabalho fundamental na execução dos atendimentos, especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade.
Para a coordenadora do Pacto pelas Crianças, Isabel Fonteles, o prêmio destaca a Carretinha da Saúde como um exemplo de compromisso com a saúde pública e com o bem-estar infantil. “Este prêmio nos enche de orgulho e fortalece o nosso compromisso com as famílias piauienses, especialmente com as crianças em situação de vulnerabilidade”, afirmou a primeira-dama do estado, Isabel Fonteles.
Fonte: CCOM/PI