
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou com sucesso o Mutirão da Saúde, neste sábado (13), realizando 450 atendimentos, incluindo exames, cirurgias e consultas. A ação é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(EBSERH) e faz parte Ebserh em Ação- Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo atender os pacientes que estão na fila do Sistema Único de Saúde(SUS).
O superintendente do Hospital Universitário, André Gonçalves, utilizou de suas redes sociais para agradecer a participação dos professores e residentes que contribuíram para os atendimentos. "Graças a vocês e a todos os profissionais do HU, podemos oferecer mais de 450 atendimentos nessa data, batendo nossa marca anterior" afirmou André.
Alguns atendimentos incluíram a cirurgia de Marcela Batista da Rocha, diagnosticada com Lúpus, Marcela é paciente do HU desde 2014. Ao longo do tratamento, o uso prolongado de corticoides resultou na necrose de seu quadril. A paciente, que estava na fila de espera há um ano e 5 meses, realizou hoje sua segunda cirurgia de artroplastia total do quadril e esboçou sua felicidade com o feito.
"Estou aqui no mês do meu aniversário, próximo domingo é meu aniversário, e esse está sendo o melhor presente que eu poderia ganhar nos últimos anos" declarou Marcela Batista.
O médico Maurício Reis, cirurgião digestivo e endoscopista do HU, que atuou nos atendimentos da ação e ressaltou a importância do projeto. Segundo ele, foram disponibilizados 32 endoscopias e 18 colonoscopias, exames cruciais para o diagnóstico de doenças graves, como o câncer.
A ação da Ebserh superar a marca dos 20 mil procedimentos em todo o Brasil, tornando-se o maior mutirão já realizado pelo SUS. O superintendente do Hospital Universitário, André Gonçalves, utilizou de suas redes sociais para agradecer a participação dos professores e residentes que contribuíram para os atendimentos. "Graças a vocês e a todos os profissionais do HU, podemos oferecer mais de 450 atendimentos nessa data, batendo nossa marca anterior" afirmou André.
Fonte: HU-UFPI