Saúde

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Governo do Piauí busca recursos para construir nova sede do Lacen em Teresina

O projeto, considerado estratégico para o fortalecimento da vigilância laboratorial no estado e na região Nordeste, já foi aprovado pela área técnica do ministério e aguarda liberação de recursos

Da Redação

Quinta - 03/07/2025 às 09:00



Foto: Divulgação/SECOM-PI Reunião entre Francisco Costa, Marcelo Costa e Alexandre Padilha aconteceu em Brasília
Reunião entre Francisco Costa, Marcelo Costa e Alexandre Padilha aconteceu em Brasília

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) está em tratativas com o Ministério da Saúde para viabilizar a construção da nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), em Teresina. O projeto, considerado estratégico para o fortalecimento da vigilância laboratorial no estado e na região Nordeste, já foi aprovado pela área técnica do ministério e aguarda liberação de recursos.

Orçado em R$ 30 milhões, o novo prédio pretende ampliar a capacidade de diagnóstico do laboratório em áreas como análise de água, alimentos, medicamentos, agrotóxicos e doenças infecciosas. A previsão é que o Lacen-PI atue de forma mais eficiente em situações de emergência em saúde pública, como surtos e epidemias.

A reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ocorreu nesta semana em Brasília e contou com a participação de representantes da Sesapi, entre eles o superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo, além do deputado federal Francisco Costa, do senador Marcelo Castro, do diretor do Lacen-PI, Fabrício do Amaral, e do gerente administrativo e financeiro do laboratório, Ed Di Jesus Coelho.

De acordo com Dirceu Campelo, a nova estrutura deve modernizar o atendimento prestado à população. “Com o novo prédio, será possível oferecer diagnósticos mais rápidos e ampliar a atuação nas frentes de vigilância sanitária e epidemiológica”, afirmou.

Além da construção da sede, está previsto um investimento de R$ 12 milhões em novos equipamentos, financiados com recursos próprios da Sesapi, do Banco Mundial e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também foi autorizada a realização de concurso público para reforçar o quadro técnico do laboratório, com um aumento estimado de 22% no efetivo.

Segundo o deputado Francisco Costa, a expectativa é que o Lacen-PI se torne um centro de referência nacional. “O terreno já está disponível, o projeto está pronto, e agora falta apenas a liberação dos recursos para a obra. Essa estrutura colocará o Piauí em um novo patamar de vigilância em saúde pública”, destacou.

A nova sede do Lacen-PI integra uma estratégia mais ampla de modernização da infraestrutura laboratorial no estado e está alinhada às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o fortalecimento da vigilância sanitária e epidemiológica.

Fonte: SECOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: