
O vereador João Pereira (PT) anunciou na manhã desta quarta-feira (6), que irá apresentar um ofício da bancada petista na Câmara Municipal de Teresina solicitando ao Governo Federal o aumento da oferta de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida para a capital piauiense. O parlamentar argumenta que o déficit habitacional em Teresina pode ser superior a 40 mil moradias, e que o número atual de propostas destinadas à cidade é insuficiente.
Em entrevista à imprensa, o vereador defendeu a elaboração de um plano municipal de moradia que envolva a articulação entre diferentes esferas do poder público, incluindo a Prefeitura de Teresina, o Governo do Estado, o Governo Federal e a bancada federal piauiense no Congresso Nacional.
“A bancada de deputados federais precisa se unir em torno do tema da habitação em Teresina. Não pode ficar alheia a essa discussão. Vamos fazer essa articulação junto ao governo do presidente Lula, junto à gestão do governador Rafael Fonteles, para que Teresina receba uma cota maior de unidades habitacionais”, afirmou João Pereira.
O vereador também criticou o decreto municipal nº 2.770, que, segundo ele, restringe ações em áreas ocupadas e desapropriações, dificultando a implementação de novas políticas habitacionais. Ele destacou que a participação do poder público é essencial para garantir o acesso à moradia para milhares de famílias teresinenses.
"Esse decreto impede iniciativas importantes para enfrentar o déficit habitacional. A prefeitura precisa rever essa postura e contribuir com soluções, em vez de criar obstáculos”, declarou o vereador.