
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal receberá nesta quarta-feira (6), os relatórios sobre a indicação de 13 autoridades para cargos importantes da Justiça brasileira. Entre os destaques está o nome do piauiense Carlos Augusto Pires Brandão, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), indicado pelo presidente Lula (PT) para assumir uma das cadeiras de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Brandão foi indicado para a vaga deixada pela ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, que se aposentou. O relator da indicação é o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Também foi indicada para o STJ a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas, que poderá ocupar a cadeira deixada por Laurita Vaz.
Tradicionalmente, a CCJ concede vista coletiva aos senadores, o que garante mais tempo para análise dos nomes indicados antes das sabatinas. Os relatórios trazem o histórico profissional de cada candidato e servirão de base para as audiências.
Além das indicações ao STJ, a CCJ também avaliará nomes para o Superior Tribunal Militar (STM) — entre eles, o da advogada Verônica Abdalla Sterman, indicada para a vaga de José Coêlho Ferreira — e para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Confira a lista das indicações:
Fonte: Agência Senado
Fonte: Carta Capital