O desembargador Aderson Antônio Brito Nogueira, 65 anos é quem assume o comando do Governo do Piauí pelos próximos 10 dias, durante o período de férias do governador Rafael Fonteles. A transmissão do cargo foi formalizada nesta quarta-feira (7), e o magistrado passa a exercer interinamente a chefia do Executivo estadual entre os dias 8 e 19 de janeiro, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Estado.
Atual presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Aderson Nogueira assume o governo em uma sucessão prevista pela Constituição estadual, que garante a continuidade administrativa. Natural de Santa Filomena, no sul do estado, Aderson Antônio Brito Nogueira é formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 1985 e construiu toda a sua trajetória profissional no serviço público. Possui especialização em Direito Processual Civil e MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getulio Vargas, o que reforça seu perfil técnico e administrativo.
A carreira na magistratura começou em 1987, após aprovação em concurso público para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Piauí. Ao longo dos anos, atuou em diversas comarcas do interior e da capital, onde esteve à frente da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. Também exerceu funções no segundo grau, como juiz convocado em Câmara Cível e presidente da Turma Recursal Cível do Estado.
No campo eleitoral, integrou o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí como juiz efetivo no biênio 2019–2021, além de ter exercido as funções de ouvidor substituto e ouvidor judicial. Em fevereiro de 2022, Aderson Nogueira tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí pelo critério de antiguidade.

“Não tenho dúvidas de que o desembargador irá conduzir muito bem o nosso estado. O povo do Piauí conhece a sua história, reconhece sua capacidade de gestão à frente do Tribunal de Justiça e certamente também acompanhará sua atuação à frente do Executivo nesse período. Para mim, é um motivo de satisfação e demonstra a harmonia entre os poderes”, afirmou o governador Rafael Fonteles durante a transmissão do cargo de governador.
Ao assumir o cargo, Aderson Nogueira destacou o peso simbólico e a responsabilidade da função, mesmo que por um período curto. “Me passa alegria e também o peso da responsabilidade, de forma breve, de estar à frente do Executivo piauiense. Este não é apenas um ato administrativo, mas um momento de afirmação institucional, que demonstra, de forma concreta, que o Piauí é guiado por princípios e pela harmonia entre os poderes”, declarou.
Fonte: Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#desembargador #Aderson Antônio Brito Nogueira #Governo do Piauí #férias #governador Rafael Fonteles #continuidade administrativa