O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Aderson Nogueira, vai assumir o cargo de governador em exercício do estado a partir desta quinta-feira (8). Ele substitui o governador Rafael Fonteles (PT), que estará de férias até o dia 19 de janeiro.
A transmissão oficial do cargo ocorre ainda nesta quarta-feira (7), às 11h, em solenidade no Palácio de Karnak, em Teresina. Aderson Nogueira é o terceiro na linha sucessória estadual, mas assume o posto devido ao fato de o vice-governador, Themístocles Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa (Alepi), Severo Eulálio, também estarem em período de recesso.
Durante o exercício do cargo, o magistrado já possui agenda administrativa confirmada. Na próxima semana, Aderson realizará uma viagem oficial ao município de Santa Filomena, no Sul do estado, para acompanhar ações governamentais. Esta é a sétima vez em 62 anos que um presidente do Poder Judiciário piauiense assume o comando do Executivo de forma interina. O último registro havia ocorrido em 2012, com o desembargador Edvaldo Pereira de Moura.