O Partido dos Trabalhadores (PT) no Piauí deu um passo decisivo na formação da chapa que disputará o governo do estado nas eleições de 2026. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (27), o presidente estadual da legenda, deputado Fábio Novo, confirmou que o médico Vinícius Dias, filho do ministro Wellington Dias, não está na disputa pela vaga de vice-governador na chapa do governador Rafael Fonteles, que busca a reeleição.
A declaração foi dada após uma reunião da cúpula do partido, realizada na noite de segunda-feira (26), na casa do deputado federal Merlong Solano. O encontro, que reuniu o governador, o ministro e as bancadas estadual e federal do PT, serviu para alinhar politicamente o partido e, na prática, definir os rumos da chapa majoritária.
De acordo com Fábio Novo, o único nome colocado internamente para a vice-governadoria, no momento, é o do ex-secretário de Educação, Washington Bandeira. O presidente do PT estadual afirmou que a definição oficial será anunciada publicamente após o período do Carnaval, seguindo rigorosamente o calendário interno do partido.
“O nome do médico Vinícius Dias não está posto para vice. Inclusive, o ministro Wellington Dias, na reunião, colocou claramente, para evitar qualquer interpretação de que exista disputa entre ele e o governador, que esse nome não está colocado”, afirmou Fábio Novo durante a coletiva.
Ele detalhou que o PT vem cumprindo uma agenda pré-estabelecida, que inclui eleição de setoriais, jornadas de formação, seminários regionais e recadastramento partidário. “A definição da chapa será fechada dentro desse cronograma e apresentada à sociedade no momento previsto”, reforçou.
Unidade partidária
Fábio Novo destacou que o foco da reunião foi o alinhamento político e discursivo do PT para o próximo pleito, com o objetivo de demonstrar força e unidade. “Foi a primeira reunião que fizemos reunindo o governador, o nosso ministro, os deputados estaduais, os deputados federais e as duas bancadas. O discurso que ficou claro é que o PT está unido para 2026”, declarou.
O presidente estadual do PT reforçou que todas as decisões sobre a composição da chapa cabem ao partido e seguirão o cronograma já aprovado, sem antecipações. A posição afasta especulações e consolida a chapa encabeçada por Rafael Fonteles, tendo Washington Bandeira como vice, como a provável candidatura oficial do partido ao Palácio de Karnak.
Washington Bandeira e Rafael Fonteles cumprem agenda juntos
Mais conteúdo sobre:
#PT Piauí #eleições 2026 Piauí #Rafael Fonteles #reeleição #Washington Bandeira #vice-governador #Vinícius Dias #Wellington Dias #Fábio Novo #chapa majoritária