O prefeito Silvio Mendes anunciou, nesta terça-feira (3), que pretende mudar a sistemática de pagamento do 13º salário dos servidores municipais a partir de 2026. A proposta é que a primeira parcela do benefício seja antecipada e paga no mês de aniversário de cada trabalhador, em vez de ser concentrada apenas no final do ano. Atualmente, o Executivo municipal realiza o pagamento integral dividido entre os meses de novembro e dezembro.
Segundo o prefeito, a mudança tem como objetivo "diluir" o desembolso da prefeitura ao longo dos doze meses, evitando a pressão financeira que ocorre no final do ano, quando o montante a ser pago é extremamente elevado. Para se ter uma ideia do impacto, em 2025, o 13º salário dos servidores municipais injetou quase R$ 329 milhões na economia de Teresina. "Em vez de juntar e comprimir o 13º para um mês só, faz ao longo do tempo. Isso facilita para a Prefeitura o desembolso e o servidor ganha mais cedo", explicou Silvio Mendes.
A medida ainda precisa ser formalizada por meio de um projeto de lei que será enviado para análise e votação dos vereadores na Câmara Municipal. Se aprovada, Teresina passará a adotar o mesmo cronograma do Governo do Estado do Piauí, permitindo que o servidor receba metade do benefício de forma antecipada, mantendo a segunda parcela para o encerramento do exercício financeiro em dezembro.