Policiais militares aplicando multas de trânsito e o estímulo à municipalização do trânsito nos municípios são algumas das medidas da campanha “Trânsito Seguro, Vidas Protegidas”, lançada nesta quinta-feira (5), pelo Ministério Público do Estado (MPPI) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). O objetivo é frear a violência no trânsito piauiense, que vitimou 1.113 pessoas em 2025, sendo 70% motociclistas. A iniciativa foca inicialmente em 51 cidades do interior que registram os maiores índices de acidentes.
A procuradora-geral de Justiça, Cláudia Seabra destacou o papel do Ministério Público na indução de políticas públicas voltadas à segurança viária. “O Ministério Público do Piauí atuará de forma dialogada e colaborativa com os municípios. Ao mesmo tempo, teremos uma atuação firme para que os gestores públicos cumpram seu papel e executem, de forma efetiva, políticas públicas que garantam um trânsito mais seguro e a preservação de vidas”, afirmou.
Durante o lançamento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, Kennedy Barros, apresentou o Relatório de Segurança Viária, documento que traz um diagnóstico do cenário do trânsito no estado e subsidia a formulação de políticas públicas mais eficientes.
“A construção de um trânsito mais seguro exige cooperação institucional e responsabilidade compartilhada. As parcerias firmadas neste programa fortalecem o planejamento, o controle e a efetividade das ações, permitindo que os dados e diagnósticos se transformem em políticas públicas concretas para a redução de sinistros e mortes no trânsito”, destacou o presidente do TCE-PI.
Os dados de 2026 já preocupam: até o dia 3 de fevereiro, 92 mortes foram registradas no trânsito do Piauí. Além da fiscalização rigorosa contra a embriaguez ao dirigir e a falta de capacete, a campanha prevê melhorias na sinalização e cursos de pilotagem segura em parceria com o Detran. Gestores de grandes cidades como Teresina, Picos e Parnaíba já assinaram a carta de intenções para implementar as medidas. Ao todo, 28 municípios formalizaram a adesão inicial à iniciativa.