Política

LUTO

Morre Geraldo Quintão, ex-AGU e ministro da Defesa de Itamar e FHC

Em nota, Jorge Messias disse que Quintão foi "fundamental para a afirmação da AGU como uma instituição essencial na defesa do Estado e da sociedade"

Da Redação

Sábado - 28/12/2024 às 15:00



Foto: Reprodução Geraldo Quintão
Geraldo Quintão

Faleceu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos, o ex-Advogado-Geral da União (AGU) Geraldo Quintão. A causa da morte não foi divulgada.

Quintão foi o primeiro AGU a ocupar o cargo por um período tão longo no país. Nomeado por Itamar Franco em julho de 1993, ele permaneceu no cargo por quase sete anos, até ser substituído por Gilmar Mendes, atual ministro do STF, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

O atual AGU, Jorge Messias, confirmou o falecimento em uma nota, destacando que Quintão foi "fundamental para a afirmação da AGU como uma instituição essencial na defesa do Estado e da sociedade brasileira". Messias também ressaltou que o modelo de liderança e o compromisso de Quintão seguirão sendo uma inspiração para as futuras gerações de advogados públicos.

A nota também lembrou o legado deixado por Quintão, ressaltando seu diálogo, equilíbrio e defesa dos valores democráticos, sempre em busca do bem comum e da estabilidade institucional.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: