
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, cumpre agenda em Teresina nesta quinta (16) e sexta-feira (17). Na manhã de hoje ela visitou a obra da Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro Primavera, na zona Norte, ao lado do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).
A obra está sendo realizada pela Prefeitura de Teresina, com recursos federais, na ordem de R$ 5,4 milhões. A Casa da Mulher Brasileira funcionará como um centro de atendimento especializado e humanizado, voltado para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo, em um só espaço, diversos serviços e instituições.
“Em pouco tempo de administração do Governo Federal já está vindo uma ministra aqui, e para ser mais enfático, ministra das Mulheres. Essa obra estava engavetada e fomos lá, com o ministro João Henrique e a deputada federal Margareth Coelho, entre outras pessoas, só assim a obra está saindo, o terreno foi investimento da prefeitura. Aqui vai funcionar praticamente tudo em relação a mulher piauiense, a mulher teresinense, a proteção jurídica, a proteção social, e ai daquele que agredir os direitos da mulher. A mulher aqui vai sair protegida, a agressão a mulher tem várias facetas, por isso nós temos que dar as mãos, os três poderes”, frisou o prefeito.
A ministra Cida Gonçalves enfatizou a grandeza da obra conduzida pela Prefeitura de Teresina, que servirá para trazer mais garantias de direitos às mulheres.
“Essa parceria com o Município de Teresina é fundamental, o presidente Lula ressalta a importância dessa união com os municípios e estados para o desenvolvimento de ações para reconstruir esse país, acabar com a fome, desigualdades sociais e violências contra as mulheres”, declarou a ministra das Mulheres.
Na sequência, às 11h, Cida Gonçalves terá reunião com o Conselho Estadual e a Frente de Enfrentamento ao Feminicídio, que ocorrerá no Memorial Esperança Garcia,na avenida Miguel Rosa, Centro-Sul. Já às 15h, haverá uma audiência com o governador Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak.
Na sexta-feira, às 8h, a ministra terá reunião com a Rede de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. O encontro ocorrerá na Secretaria de Estado das Mulheres, bairro Aeroporto.
“Teremos audiência com o governador, secretárias e secretários, Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério da Justiça, prefeitos dos municípios onde estão sendo construídas a Casa da Mulher, São Raimundo Nonato e Picos, para fortalecer as parcerias e coibir a violência doméstica, feminicídio e trazer ações e projetos de prevenção à violência contra a mulher”, complementa a secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa.
O último compromisso de Cida Gonçalves na capital piauiense será uma audiência com o Secretário da Segurança Pública, Francisco Lucas, na sede da secretaria, no bairro São Cristóvão.
Fonte: Com informações da PMT e CCOM