A Câmara dos Deputados aprovou nessa terça-feira (18) o Projeto Antifacção, que tem o objetivo de fortalecer o enfaramento ao crime organizado. Foram 370 votos a favor e 110 contra. Agora, a proposta segue para análise do Senado. O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) se posicionou sobre o projetos nas redes sociais e declarou apoio integral à proposta do Governo Federal.
Segundo o parlamentar, a proposta do governo fortalece a atuação da Polícia Federal (PF) contra facções criminosas, com maior articulação entre os órgãos de segurança e Ministério da Justiça. Ele também aproveitou para criticar a iniciativa apresentada pelo deputado Guilherme Derrite (PL-SP) e apoiada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
"Estou votando a favor do projeto do presidente Lula e contra o substitutivo do delegado Derrite, que retira recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e enfraquece a capacidade do Ministério da Justiça de integrar as ações e coordenar uma política nacional de segurança pública", disse o deputado.
Para Merlong, o texto defendido por Derrite e Tarcísio vai na contramão do enfrentamento efetivo das facções.
“NÃO ao projeto do deputado Derrite e do governador Tarcísio, que querem enfraquecer e tirar recursos da PF, impedindo uma integração de combate ao crime organizado e facilitando os braços financeiros que abastecem as facções”, declarou.
A posição de Merlong reforça o alinhamento da bancada do PT à estratégia federal de centralizar e integrar ações de segurança pública.
Mais conteúdo sobre:
#deputado merlong solano #projeto antifacção #defesa #câmara #tarcísio #derrite #lula