Política

ESCÂNDALO

Lula demite presidente do INSS após operação que apura fraude de R$ 6,3 bilhões

Demissão deve ser oficializada em edição extra do Diário Oficial da União

Dhara Leandro

Quarta - 23/04/2025 às 18:15



Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Alessandro Stefanutto, presidente do INSS
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS

O presidente Luís Inácio Lula da Silva ordenou a demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, que foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23) após uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga fraudes na entidade.

A demissão teria sido orientada ao ministro da Previdência, Carlos Lupi, que é responsável pelo INSS, e deve ser oficializada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, investiga um prejuízo estimado em até R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos. O esquema funcionava por meio de débitos feitos sem autorização dos beneficiários para entidades que se apresentavam como associações ou sindicatos, muitas vezes com promessas de assistência jurídica ou planos de saúde.

Aliado do ministro Carlos Lupi, Stefanutto é servidor público de carreira. Foi técnico da Receita Federal e procurador da Advocacia-Geral da União, carreira em que permanece até hoje. No INSS, chefiou a Diretoria de Orçamento, Finanças, Licitações, Contratos e Engenharia, em 2023, e atuou como procurador-geral do órgão, entre 2011 e 2017. Também representou o INSS como conselheiro na Caixa Seguradora. Participou, ainda, da equipe de transição do governo Lula na área de Previdência.

Fonte: Com informações do O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<