
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao governador Rafael Fonteles a condecoração com a Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, a mais alta honraria do Estado brasileiro. A lista com os nomes dos agraciados foi publicada na quinta-feira (22), no Diário Oficial da União.
Nesta semana, mais de 100 pessoas foram condecoradas com a medalha da Ordem de Rio Branco, entre artistas, governadores, ministros e deputados. Nove pessoas foram admitidas na ordem no grau de Grã-Cruz (a mais alta):
- Alexandre Rabello de Faria, almirante de esquadra e diretor-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
- Clécio Luís (Solidariedade), governador do Amazonas;
- Herman Benjamin, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça);
- Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia;
- Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência;
- Milton Nascimento, cantor e compositor;
- Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário;
- Rafael Tajra Fonteles (PT), governador do Piauí;
- Vital do Rêgo, presidente do TCU (Tribunal de Contas da União).
A homenagem é um reconhecimento de alto prestígio diplomático e governamental. Também representa a valorização da trajetória política do homenageado.
Instituída pelo Decreto nº 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, a Ordem de Rio Branco foi criada pelo então presidente da República João Goulart e presta uma homenagem ao Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. A Ordem é dividida em cinco classes Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A honraria é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, tendo o presidente da República como Grão-Mestre.