Vários jornais internacionais repercutiram a notícia da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo mundo. A prisão foi feita como uma medida preventiva. Ainda não houve execução da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado contra o ex-chefe do Planalto.
O jornal americano The Washington Post destacou que a prisão acontece "dias antes de ele começar a cumprir sua pena de 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe". A prisão foi feita como uma medida preventiva.
A rede francesa France 24 diz que Bolsonaro aguarda o julgamento e que, no início deste ano, havia sido "condenado à prisão por uma tentativa frustrada de golpe de Estado".
O Clarín, da Argentina, pontuou que no dia anterior da prisão, a equipe de defesa do líder de direita "havia solicitado ao Supremo Tribunal Federal que ele fosse autorizado a cumprir sua pena de 27 anos de prisão em casa por motivos de saúde".
A rede de televisão americana CBS, afirmou que o ex-presidente foi preso “dias antes de iniciar pena de prisão de décadas”. O canal afirmou que os advogados de Bolsonaro “ imploravam ao Supremo Tribunal Federal que o mantivesse em prisão domiciliar para cumprir a pena, alegando seu estado de saúde precário”.
O jornal The Guardian, do Reino Unido, publicou que o ex-presidente de direita foi preso no Brasil e destacou que Bolsonaro foi levado de sua residência para uma base da polícia federal a cerca de 11 quilômetros da capital.
Também afirmaram que a prisão ocorreu "em meio a suspeitas de que ele estaria prestes a fugir para uma embaixada estrangeira para evitar ser preso por arquitetar um golpe militar"
A Al Jazeera, do Catar, publicou que Jair Bolsonaro foi preso "dias antes da sua sentença de 27 anos de prisão" e pontuou que ele estava em prisão domiciliar desde agosto.
O jornal francês Le Monde afirmou que o ex-chefe do Planalto “está sendo julgado por uma tentativa frustrada de golpe de Estado e se encontrava em prisão domiciliar desde agosto”.
A publicação destaca que fontes próximas ao caso disseram que Bolsonaro havia sido detido por precaução e não para começar a cumprir sua pena. “Celso Vilardi, um dos advogados de Bolsonaro, disse à AFP que ‘ele foi preso, mas não sei por quê', afirma o Le Monde.
Mais conteúdo sobre:
#jornais interacionais #The Washington Post #The Guardian #Le Monde #Clarin #prisão #Bolsonaro