Política

ATOS

Grupos bolsonaristas organizam live para criticar STF e atos oficiais do 8 de janeiro

Evento virtual discutirá processos e defenderá anistia a envolvidos na tentativa golpista

Da Redação

Terça - 07/01/2025 às 09:48



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo Atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
Atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Grupos bolsonaristas e familiares de investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 planejam, nesta quarta-feira (8), uma transmissão ao vivo de oito horas como contraponto aos eventos organizados pelo governo federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para marcar os dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes. A live, intitulada “08 de janeiro: 2 anos de farsa”, trará debates sobre processos judiciais, denúncias de irregularidades e o projeto de anistia aos envolvidos nos atos golpistas.  

Organizado pela Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, o evento discutirá os números relacionados aos processos, incluindo 1.552 ações penais, 371 condenações e 78 presos provisórios, além de alegações de nulidades e abusos em detenção. Também serão tratados relatos sobre as condições dos presos e os impactos das denúncias feitas em fóruns internacionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA).  

A live contará com a participação de políticos como os senadores Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES) e os deputados Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Bia Kicis (PL-DF). Paralelamente, no Palácio do Planalto, ministros, governadores e líderes de movimentos sociais participarão de atos em memória dos ataques, com destaque para a restauração de obras de arte e um abraço simbólico na Praça dos Três Poderes.  

Segundo o advogado-geral da União, Jorge Messias, o objetivo do evento oficial é reforçar o compromisso com a democracia: “Ditadura nunca mais, democracia para sempre".

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: