Política

ABERTURA ANO LEGISLATIVO

Câmara de Vereadores abre trabalhos legislativos com leitura da Mensagem Anual do prefeito

Sessão solene marca o início do segundo ano da 20ª Legislatura e apresenta balanço das atividades parlamentares de 2025

Da Redação

Terça - 03/02/2026 às 08:15



Foto: Reprodução/internet Plenário da Câmara Municipal de Teresina durante solenidade de abertura dos trabalhos legislativos.
Plenário da Câmara Municipal de Teresina durante solenidade de abertura dos trabalhos legislativos.

Os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Teresina serão oficialmente retomados nesta terça-feira (3), dando início ao segundo ano da 20ª Legislatura. A solenidade de abertura está marcada para as 8h30, no Plenário da Casa, e tem como destaque a leitura da Mensagem Anual do prefeito de Teresina, Silvio Mendes.

A sessão seguirá o rito previsto no Regimento Interno, começando com a declaração oficial de abertura feita pelo presidente do Legislativo municipal. Na sequência, é formada a mesa de honra, composta por autoridades convidadas para o evento.

Antes da solenidade, o público e os representantes institucionais são recepcionados no saguão da Câmara Municipal, onde a Banda 16 de Agosto fará a acolhida musical, marcando o clima solene da retomada dos trabalhos.

Conforme o calendário legislativo, a primeira sessão ordinária de 2026 está prevista para acontecer na quarta-feira (4).

Durante a cerimônia, também será apresentado o balanço das atividades parlamentares realizadas em 2025.

Ao longo do ano, a Câmara de Teresina contabilizou a apresentação de 325 projetos de lei, dos quais 156 foram aprovados. No mesmo período, os vereadores analisaram 14 vetos, aprovaram 121 decretos legislativos e 10 resoluções normativas.

A produção legislativa incluiu ainda 1.725 indicativos e requerimentos, evidenciando a atuação dos parlamentares na apresentação de demandas da população. 

Em 2025, o Legislativo municipal realizou 103 sessões ordinárias, 70 sessões solenes e 31 audiências públicas, reforçando o papel da Câmara no debate e na construção de políticas públicas para a capital.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: