Estudantes da rede estadual de ensino aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram recebidos pelo governador Rafael Fonteles, nesta segunda-feira (2), no Palácio de Karnak, em Teresina. O grupo simbolizou os mais de 5 mil alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aprovados na primeira chamada do certame, consolidando o acesso ao ensino superior público.
Durante o encontro, o governador destacou o orgulho pelos resultados alcançados e reforçou a importância de ampliar tanto o número de aprovações quanto as vagas no ensino superior.
Aqui são alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Pública do Piauí, aprovados em Medicina, Direito, Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Matemática e muito mais. Fico muito feliz de ver esses jovens acreditando na escola pública junto com as suas famílias e realizando esse sonho de entrar na universidade pública.
Entre os estudantes recebidos estava Willian Rafael, de 18 anos, aluno do Ceti Premen Norte, aprovado em primeiro lugar no curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Participante do primeiro Seduckathon, atualmente programa Do Piauí para o Mundo, ele atribuiu o bom desempenho ao acompanhamento pedagógico. “Sempre nos incentivavam e reforçavam os conteúdos focados no Enem, houve um grande esforço para nos fazer chegar ao topo”, relatou.
Estudantes aprovados no Sisu | Foto: Governo do Estado
O secretário da Educação, Rodrigo Torres, ressaltou que os resultados refletem diretamente esses investimentos. Segundo ele, o Piauí alcançou “o melhor resultado da história da Seduc”, com mais de 5 mil aprovações e crescimento expressivo em cursos de alta concorrência. “O modelo de tempo integral aliado ao ensino técnico e a disciplinas inovadoras tem funcionado e já começa a mostrar resultados concretos”, destacou.
Para o ex-secretário da Educação, Washington Bandeira, o desempenho histórico confirma a consolidação do ensino em tempo integral como principal estratégia da educação pública estadual.
Tivemos o Pré-Enem com inúmeras revisões, o Canal Educação com aplicativo com correção de redação por inteligência artificial, videoaulas, quizzes e simulados. Eles treinaram muito através do Canal Educação e o resultado veio.
Ex-secretário da Educação, Washington Bandeira e secretário da Educação, Rodrigo Torres | Foto: Governo do Estado
Os estudantes que agora ingressam no ensino superior iniciaram o ensino médio em 2023, período marcado pelo início da modernização da rede estadual, com investimentos na infraestrutura física, pedagógica e tecnológica, além da ampliação do ensino em tempo integral. A política educacional teve como foco fortalecer a permanência dos alunos na escola e elevar o desempenho acadêmico.
Fonte: Com informações do Governo do Estado
Mais conteúdo sobre:
#Sisu 2026; educação pública; Seduc; Rafael Fonteles; ensino médio; universidades públicas; Piauí