O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026. A consulta está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Acesse aqui o resultado.
Esta é a maior edição já realizada do Prouni, com a oferta de 594.519 bolsas em todo o país, sendo 274.819 bolsas integrais, que cobrem 100% do valor da mensalidade, e 319.700 bolsas parciais, com desconto de 50%.
Os candidatos pré-selecionados devem apresentar a documentação comprobatória das informações declaradas no ato da inscrição diretamente à instituição de ensino superior na qual foram selecionados, no período de 3 a 13 de fevereiro. A entrega pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.
As instituições de ensino devem disponibilizar, em seus sites oficiais, um campo específico para o envio da documentação. Caso isso não seja possível, a instituição deverá indicar colaboradores e locais para o recebimento presencial dos documentos, respeitando os horários de funcionamento. As regras completas do processo seletivo constam no Edital nº 2/2026.
Segunda chamada
O resultado da segunda chamada do Prouni 2026/1 será divulgado no dia 2 de março. Os candidatos convocados deverão comprovar as informações entre os dias 2 e 13 de março.
Lista de espera
Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar interesse nos dias 25 e 26 de março de 2026, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista estará disponível para consulta por instituições e candidatos a partir do dia 31 de março.
Certificação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, na Página do Participante, a declaração de atendimento aos requisitos para certificação de conclusão do ensino médio. O documento permite a pré-matrícula em instituições de ensino superior para candidatos do Prouni, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), desde que cumpridos os critérios e prazos definidos pelas instituições.
Prouni
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa é realizado duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Mais conteúdo sobre:
#Prouni 2026; MEC; bolsas de estudo; ensino superior; Portal Único; resultado Prouni