Jair Bolsonaro afirmou que, se sua inelegibilidade, decretada em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permanecer em vigor, ele perderá a crença na democracia.
"O que seria a democracia? Respeitar o devido processo legal, a Constituição, as leis. Me tornar inelegível por quê? São duas condenações de oito anos (...) Se eu continuar inelegível, eu não acredito mais em democracia. Acabou a democracia", disse Bolsonaro em entrevista à Veja, divulgada nesta sexta-feira (17).
Bolsonaro foi condenado pelo TSE em junho de 2023 por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por conta de uma reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes destacou que Bolsonaro, sem qualquer prova, questionou a integridade das urnas eletrônicas, visando desestabilizar a democracia.
Em outubro de 2023, Bolsonaro foi condenado por abuso político e econômico nas comemorações do Bicentenário da Independência, em Brasília e no Rio de Janeiro, para promover a candidatura. O TSE também determinou a inelegibilidade por 8 anos de Bolsonaro.
Fonte: Brasil 247