
Na segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) realizará uma sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento acontece às 10 horas, no Plenário Waldemar Macedo.
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.
A sessão solene foi uma proposição do deputado João Mádison (MDB), que ressaltou que é necessário destacar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.
"Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual. O desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem. Sobretudo nos primeiros anos de vida e a carga genética herdada de seus pais, como qualquer pessoa", concluiu o deputado.
No Piauí existe a Lei Estadual de Orientação sobre Síndrome de Down, a Lei nº 8.593, sancionada em 3 de fevereiro deste ano. A lei visa promover a compreensão, o apoio e a educação sobre a síndrome de Down.
Fonte: Alepi