
O vereador de Bom Princípio do Piauí, Jacinto Costa Moraes (MDB), foi condenado a 25 anos de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra duas adolescentes menores de 14 anos. Ele foi preso pela Polícia Civil em 19 de maio deste ano e, desde então, estava afastado do cargo.
Segundo o Ministério Público do Piauí, os abusos ocorreram de forma contínua ao longo dos anos e começaram quando uma das vítimas ainda era criança. Na sentença, o juiz negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, citando a gravidade dos crimes e o risco de reincidência.
Em setembro de 2024, Jacinto já havia sido afastado da presidência da Câmara Municipal de Bom Princípio, acusado de tentar fraudar uma investigação de estupro no município. Na ocasião, também foram afastados dois conselheiros tutelares e uma assistente social.
Jacinto Costa é irmão do atual prefeito do município, Apolinário Moraes (PSB). Ele também responde a um Inquérito Civil Público por suposto acúmulo irregular de seis cargos públicos, entre funções de professor, enfermeiro e cargos em comissão na Sejus e na Secretaria de Saúde do município.
Leia mais:
Vereador de Bom Princípio é preso por estupro de vulnerável e afastado do cargo
Vereador de Bom Princípio é investigado por acúmulo indevido de cargos públicos