
Mais uma fase da "Operação Rolezinho" foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), nas cidades de Esperantina, São João do Arraial e Matias Olímpio. Policiais cumpriram 8 mandados de busca e apreensão em desfavor de suspeitos de promover e divulgar práticas criminosas, como direção perigosa, perturbação da ordem pública e apologia ao crime por meio das redes sociais.
A ação é uma realização da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI). O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, informou que a Justiça determinou medidas cautelares contra os alvos da operação, entre elas, 8 ordens de recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos finais de semana, 1 medida de monitoração eletrônica, com uso de tornozeleira por 90 dias, e 8 suspensões da permissão para conduzir veículo automotor ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Justiça também expediu mandados à empresa Meta Platforms Inc. (Facebook e Instagram) com duas determinações distintas. Para um dos investigados, foi determinada a remoção, no prazo de 24 horas, de todos os conteúdos que violam as diretrizes das plataformas, promovem desordem social e fazem apologia à prática criminosa, em desacordo com o Código Penal e a legislação de trânsito brasileira. Para os demais investigados, foi determinada a suspensão dos perfis em redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok), além do bloqueio dos conteúdos publicados e a impedimento de criação de novas contas vinculadas à identidade dos alvos.
Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de adulteração de sinal identificador, em posse de uma motocicleta roubada.
"As ações continuarão sendo executadas em diferentes regiões do Piauí, com foco na desarticulação de grupos que promovem o 'grau' e outras infrações de trânsito de forma organizada", finalizou Matheus Zanatta.
A operação foi realizada em conjunto com a Delegacia Seccional de Esperantina, Delegacia de Matías Olímpio e Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Fonte: SSP-PI