
Sete pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (8) durante a Operação Falsa Central, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), com apoio das Polícias Civis do Distrito Federal e da Bahia. A ação teve como alvo uma organização criminosa envolvida em fraudes bancárias por telefone.
Ao todo, foram cumpridos 15 mandados judiciais, entre prisões temporárias e buscas e apreensões, com a participação de mais de 25 policiais. A Justiça também determinou o bloqueio de nove contas bancárias utilizadas pelos investigados.
As investigações apontam que o grupo aplicava golpes de estelionato eletrônico por meio de engenharia social. As vítimas recebiam ligações que simulavam o atendimento de centrais de segurança de bancos. Durante o contato, eram orientadas a transferir dinheiro para contas de terceiros, sob a justificativa de proteger seus valores. Na prática, os valores eram desviados para contas de “laranjas”, resultando em um prejuízo estimado de R$ 90 mil.
Segundo a DRCI, a coleta de provas e o cumprimento dos mandados continuam, e a operação destaca a importância da cooperação entre estados no combate aos crimes cibernéticos.
A Polícia Civil reforça o alerta à população sobre a atuação de golpistas que se passam por funcionários de bancos e orienta que nenhuma instituição financeira solicita transferências de valores por telefone. Casos suspeitos podem ser denunciados pelo telefone 190 ou pela plataforma B.O. Fácil.
Fonte: Polícia Civil do Piauí