Polícia

PRISÃO

Polícia Federal prende policiais militares suspeitos de contrabando no Piauí

Segundo a PF, os PMs fazem parte de uma organização criminosa transnacional estruturada com a finalidade de internalizar mercadorias estrangeiras no Brasil

Da Redação

Quinta - 23/01/2025 às 17:26



Foto: Imagem ilustrativa/ Polícia Federal PF cumpre mandados de prisão em Teresina
PF cumpre mandados de prisão em Teresina

A Polícia Federal deflagou a 'Operação Conexão Cajueiro' na manhã desta quinta-feira (23) com o objetivo de prender dois policiais militares investigados por crime de contrabando de mercadorias no Piauí. 

Segundo a PF, os PMs fazem parte de uma organização criminosa transnacional estruturada com a finalidade de internalizar mercadorias estrangeiras em território brasileiro por meio de portos clandestinos localizados em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, no estuário formado pelos rios Timonha e Ubatuba.

Um dos mandados judiciais foi cumprido em um condomínio localizado no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.

Ao todo, foram mobilizados mais de 80 policiais federais para o cumprimento de 29 mandados judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais, expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí, foram cumpridas nos municípios de Parnaíba/PI, Cajueiro da Praia/PI, Teresina/PI, Chaval/CE, Sobral/CE, Peritoró/MA, Santa Inês/MA, Abaetetuba/PA e São Paulo/SP.


A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores de quantia superior a R$ 250 milhões, valor aproximado das movimentações financeiras identificadas até o momento que possuem relação com os fatos em apuração.

Investigação

A investigação teve início a partir da apuração do homicídio de um dos líderes da organização criminosa, ocorrido no município de Cajueiro da Praia/PI, no ano de 2022, cuja principal motivação decorre de disputas pelo controle dos negócios ilegais.

A polícia identificou que o homem assassinado era o responsável pelas operações de descarregamento de embarcações e de transbordo de mercadorias para caminhões, que as transportavam até o seu próximo destino.

O esquema criminoso contava com um “prático”, que era responsável por conduzir as embarcações de um certo ponto da região da costa litorânea até os portos onde eram realizados o descarregamento e transbordo da carga.

Apreensões

Ao longo das investigações, foram realizadas diversas apreensões de caminhões e embarcações utilizados no transporte das mercadorias, dentre elas cigarros cuja venda é proibida no país e produtos de marcas conhecidas com indícios de falsificação, internalizadas no país a partir dos portos clandestinos situados no município de Cajueiro da Praia/PI. 

Além de produtos estrangeiros falsificados, foram apreendidos dois fuzis sem numeração de série.

Mais detalhes sobre a operação serão apresentados durante coletiva de imprensa às 10h30, na Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba.


Notícias relacionadas:

Polícia Federal apreende embarcação com carga contrabandeada no litoral do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<