
Una organização criminosa especializada em recrutar jovens para transportar cocaína para o exterior, especialmente para a Europa, foi desarticulada na manhã desta sexta-feira (08/08) pela Polícia Federal. Os criminosos agiam em cinco estados - Piauí, Ceará , Maranhão, São Paulo e Amazonas.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, a Operação Body Packing, deflagrada nesta sexta-feira (08), tinha o objetivo de cumprir 42 ordens judiciais, sendo 18 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão, em sete cidades brasileiras: Teresina/PI, Timon/MA, Vitória do Mearim/MA, São Paulo/SP, Camocim/CE, Manaus/AM e Coari/AM. As ordens foram expedidas pela 1ª Vara Crimiminal da Justiça Federal no Piauí.
Agentes da Polícia Federal durante operação
Além das prisões e buscas, foi determinado o bloqueio de bens e valores que ultrapassam R$ 20 milhões. Segundo a Polícia Federal, dois integrantes do grupo já se encontram foragidos no exterior e tiveram seus nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo que permite a localização e prisão de pessoas procuradas em outros países, com vistas à extradição.
As investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas feitas à Polícia Federal e à Polícia Civil, indicando a atuação do grupo na região de Teresina e cidades vizinhas. O termo “body packing” se refere à tática usada para transportar drogas escondidas dentro do corpo humano.
Até o fechamento dessa matéria a operação continuava em andamento e não havia os números do resultado da trabalho do polícias federais.
Fonte: Polícia Federal