Polícia

RISCO

Inquérito vai apurar discussão entre perito e advogado dentro de delegacia no Maranhão

De arma na mão, perito discute com advogado dentro de delegacia policial no Maranhão.Cena de risco, registrada em vídeo, ocorreu na 4ª Delegacia Regio

Da Redação

Sexta - 21/11/2025 às 10:59



Foto: Redes sociais De arma em punho perito discute com advogado na delegacia de Codó
De arma em punho perito discute com advogado na delegacia de Codó

Uma discussão acalorada entre um perito da Polícia Civil e um advogado terminou com cenas de extremo risco no interior de uma delegacia policial no Maranhão. Na cena, o policial saca sua arma de fogo durante os insultos. O caso, amplamente divulgado em redes sociais, levou à abertura de um inquérito administrativo pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP/MA) para apurar a conduta do agente.

A confusão, que começou em uma praça pública na cidade de Codó (MA), na última quarta-feira (19), terminou dentro das dependências da 4ª Delegacia Regional da cidade. Lá, a discussão entre o perito Ivanenko Ullianov e o advogado Germano Brandão se intensificou e foi registrada em vídeo por testemunhas.

Nas imagens, é possível ver o momento de alta tensão em que o perito, visivelmente irritado, saca sua arma de fogo. O advogado, então, grita: "Desequilibrado. Dá um tiro em mim. Eu tenho testemunha aqui, desequilibrado, doente. Tira essa arma daí. Tu é do Piauí". Brandão também fez acusações de furto de uma caneta em cartório e ameaçou levar o caso à corregedoria.

Embora outros policiais apareçam ao fundo no vídeo, eles permanecem à distância, sem intervir diretamente no confronto. A Polícia Civil de Codó destacou, em nota, que o episódio "não envolve nenhum Policial Civil do Maranhão nem servidores lotados na unidade".

A versão do perito e inquérito

Em suas redes sociais, o perito Ivanenko Ullianov se manifestou sobre o caso. Ele afirmou que a confusão inicial começou quando ele interveio em uma tentativa de feminicídio na via pública, local onde "não tinha ninguém por perto".

Sobre o ato de sacar a arma dentro da delegacia, o policial do Piauí justificou sua ação: "Lá existiam agentes de polícia, escrivães, existiam os delegados, e mesmo naquele ambiente, mesmo armado com a arma apontada para o chão, como tudo dentro da proporcionalidade, saquei o armamento, ele se afastou, então não precisou mais escalonar".

A 4ª Delegacia Regional de Codó informou, em nota oficial, que "foi instaurado inquérito policial para apurar rigorosamente os fatos e adotar todas as medidas legais cabíveis". De forma paralela, a SSP/MA confirmou a abertura de um inquérito administrativo para apurar a conduta do perito, que atua em outro estado, mas se envolveu em um conflito grave dentro de uma unidade policial maranhense.

O caso expõe uma situação de grave risco dentro de uma instituição que deveria simbolizar a segurança. Enquanto as investigações policial e administrativa correm para apurar a motivação real da briga e a legalidade da conduta do perito, o vídeo serve como um registro alarmante de como um conflito entre um advogado e um policial armado pode escalar para uma situação limite, mesmo dentro de uma delegacia.

Fonte: SSP/MA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: