
Na noite de sábado (18), a Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA), realizou uma operação contra a caça ilegal no povoado Fazenda do Meio, zona rural de Dom Inocêncio, município localizado no Sul do estado.
A ação foi desencadeada após denúncia anônima recebida pelo Grupamento da Polícia Militar (GPM) local, informando sobre a presença de caçadores na região.
Equipamentos utilizados para a caça ilegal dos tatus-china, em Dom Inocêncio - CCOM/PI
Ao chegar ao local indicado, por volta das 22h, os policiais realizaram uma varredura na área e localizaram os envolvidos na prática criminosa. Durante a operação, foram apreendidos dois cães utilizados para caça e dois tatus-china (Dasypus septemcinctus), que estavam vivos.
Os tatus foram imediatamente devolvidos à natureza em uma área segura e apropriada, conforme os procedimentos legais. Já os cães foram levados à base da CIPA, onde passarão por cuidados veterinários e, posteriormente, poderão ser adotados.
Os responsáveis pela caça ilegal foram autuados com um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). A prática de caça ilegal é considerada crime no Brasil, com penas de detenção de seis meses a um ano, além de multa.
Fonte: CCOM/PI