
O Piauí é o estado mais atingido pela seca no Nordeste, com 126 municípios em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. O número, registrado até julho, já iguala o total de cidades piauienses afetadas durante todo o ano anterior. Com o reconhecimento, as prefeituras podem acessar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) para ações de enfrentamento à estiagem.
Desde o início do ano, o MIDR aprovou R$ 1,7 milhão para apoiar os municípios nordestinos afetados pela seca e estiagem. Os valores são liberados após análise e aprovação dos planos de trabalho enviados pelas cidades por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Ao todo, 578 municípios da região estão com situação de emergência em vigor, o que permite acesso mais rápido a ajuda federal. Depois do Piauí, os estados com maior número de cidades reconhecidas são Paraíba (107), Pernambuco (100), Bahia (95), Rio Grande do Norte (73), Ceará e Alagoas (31 cada), Sergipe (11) e Maranhão (4).
Em abril, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o esforço do governo para mitigar os impactos da crise hídrica no Piauí. “Nosso objetivo é garantir que não falte água no estado, seja pela continuidade da Operação Carro-Pipa ou envio de recursos para aquisição de água potável”, afirmou.
Fonte: Agência gov