
O Piauí ampliou sua capacidade de combate às queimadas com a formação de 55 novos brigadistas no Vale do Itaim. O treinamento, que acontece em Paulistana até esta quarta-feira (13), reúne participantes de quatro municípios da região: Paulistana, Acauã, Curral Novo e Jacobina do Piauí.
Com essa nova turma, o estado já conta com mais de 1,3 mil brigadistas capacitados em 94 cidades em 2025, número que inclui cerca de 20% de mulheres, segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A formação combina aulas teóricas e práticas, resultado de uma parceria entre Semarh, Corpo de Bombeiros, prefeituras e SAMU de Paulistana. O objetivo é preparar equipes locais para atuar rapidamente no combate aos incêndios florestais, minimizando os danos ao meio ambiente e à população.
No mês passado, o Piauí realizou a maior formatura de brigadistas da história, com 260 profissionais capacitados em Bom Jesus. A expansão da rede municipal de brigadas faz parte da estratégia do governo para enfrentar o período crítico de queimadas no estado.
Fonte: SECOM/PI