
Uma recém-nascida foi salva por policiais militares do 5º Batalhão do Piauí após se engasgar com leite materno na noite de sábado (9), por volta das 21h30, na zona Leste de Teresina. A polícia fazia patrulhamento na região quando a viatura foi abordada pelo pai da criança. Em menos de 24 horas, dois bebês engasgados foram salvos por policiais militares em Teresina.
A bebê de apenas 17 dias de vida estava no colo do pai, de iniciais F.M., que relatou que a criança estava mamando quando a mãe percebeu que a filha começou a engasgar. Desesperado, o pai correu pelas ruas pedindo ajuda até encontrar a equipe policial. Utilizando técnicas de primeiros socorros, os militares conseguiram reanimar a criança ainda no local.
"Nós estávamos na viatura, patrulhando ali na Cidade Leste, na altura da avenida Brasil, por volta das 21h30, quando o pai da criança nos abordou informando que sua filha recém-nascida estava engasgada com leite materno. Imediatamente, nos deslocamos até o local e ao chegar lá fizemos as manobras de primeiros socorros e conseguimos êxito. Após isso, pegamos a mãe e a criança e deslocamos até a UPA do satélite para atendimento médico. E chegando lá, a equipe médica constatou que a criança já havia sido desengasgada", disse Cabo Queiroz, policial militar que realizou a manobra Heimlich no bebê.
Por precaução, a família foi acompanhada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Satélite, onde a criança recebeu atendimento médico. Após avaliação, os profissionais constataram que o bebê estava fora de perigo, mas decidiram mantê-lo em observação no setor de pediatria.
O comandante do 5° BPM, Major PM Fábio, e o subcomandante, Major PM Cardoso, destacaram a atuação rápida e eficiente dos policiais, ressaltando a importância do treinamento em primeiros socorros para situações de emergência.
A ação foi elogiada pela equipe médica da UPA do Satélite e pela comunidade em geral, o que reforça o papel da Polícia Militar não apenas na segurança, mas também na proteção e preservação de vidas.
Outro caso
Na tarde de domingo (10), um bebê de aproximadamente quatro meses foi salvo por um policial militar ao ser levado engasgado à sede do 17º Batalhão da Polícia Militar do Piauí, na zona Sul de Teresina. A criança, levada pelos pais em estado crítico, recebeu os primeiros socorros diretamente na unidade policial.
Segundo informações da corporação, o 2º Tenente PM Holanda realizou imediatamente manobras de desobstrução das vias aéreas, conseguindo reverter o quadro e restabelecer a respiração da criança.
Fonte: Polícia Militar